Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba inicia debate de pautas 2021


O Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba iniciou a agenda mensal de reuniões nesta sexta-feira, 15 de janeiro. O grupo formado por representantes do poder público e das classes empresarial e trabalhadora continua atuando de forma virtual, em função da pandemia.

A pauta de abertura contou com uma apresentação sobre a situação das obras da BR-285, realizada por Jaziel de Aguiar Pereira, coordenador do grupo Pró BR-285. Pereira observou que o trecho catarinense está com 85,8% pavimentado e acredita que deve ser liberado o trânsito entre março e abril deste ano. Do lado gaúcho, as obras dos 8,38 km que faltam devem iniciar em breve.

Jaziel destacou que a conclusão da rodovia federal criará um corredor bioceânico (Atlântico e Pacífico) com diversos benefícios sociais e econômicos, dentre eles, a diminuição da rota de exportação para a China, que poderá economizar mais de 3.500km de viagem com o novo trecho e também uma economia em torno de 39 milhões de km, por ano, com o escoamento de produção e fluxo turístico.

Em seguida, o gerente de operações da autoridade portuária, Aristeu Cavalca, apresentou os resultados operacionais do último trimestre de 2020. Também foram debatidas questões como balanças, a operação inédita de cabos de fibra óptica, futuras obras do Cais 3, Gate 4, dentre outros temas, além do compartilhamento do status de assuntos tratados em pautas anteriores. A próxima reunião do Conselho está agendada para o dia 12 de fevereiro.

Anterior Bracell, Santos Brasil e Conport são as mais bem classificadas na disputa por contratos transitórios no Porto de Santos
Próximo Suinocultura catarinense bate recordes de exportação em 2020