Covid-19: Estiva quer paralisação de operações no Porto de Santos


O Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão encaminhou um ofício à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) manifestando a necessidade de paralisação total das operações no Porto de Santos, a partir desta quarta-feira (18), durante o período de quarentena instituído pelos órgãos dos governos federal, estadual e municipal. A diretoria do sindicato cobra medidas em razão do momento grave enfrentado pelo Brasil em razão do novo coronavírus (Covid-19).

Na carta, o presidente da categoria na região, Rodnei Oliveira da Silva, ressaltou o alto poder de contágio do vírus, na medida em que os trabalhadores portuários de estiva, avulsos e vinculados, estão expostos em risco alto visto que atuam na linha de frente e estão sujeitos à alta contaminação, porque as embarcações são oriundas de países que enfrentam a pandemia. A estiva acrescentou que a maioria dos órgãos federais, do executivo, legislativo e judiciário, pararam suas operações físicas.

Em nota (na íntegra no final da matéria), a Santos Port Authority (SPA) destacou que , em conjunto com a comunidade portuária, atua para garantir o pleno funcionamento do Porto de Santos, respeitando as determinações das autoridades de Saúde.  “A SPA reitera que o Porto de Santos está operacional e que os acessos marítimos e rodoviários estão abertos sem qualquer restrição. Adicionamento, a SPA tomou medidas que visam proteger seus empregados, clientes e parceiros de eventuais riscos de contágio”, informou a autoridade portuária.

Confira abaixo a nota da Santos Port Authority (SPA):

Com relação a informações de que o Porto de Santos terá suas operações paralisadas devido ao risco de contaminação do Covid-19, a Santos Port Authority (SPA) informa que, em conjunto com a comunidade portuária, atua para garantir o pleno funcionamento do Porto de Santos, respeitando as determinações das autoridades de Saúde.

Anterior Santos Brasil registra crescimento de movimentação e lucro líquido de R$ 15,4 milhões
Próximo Petroleiras adotam medidas para evitar coronavírus em plataformas