DP World lança a primeira pedra para marcar a construção do Porto de Ndayane


DP World lança a primeira pedra para marcar a construção do Porto de Ndayane – Foto: Construction Week

A cerimônia de assentamento de pedras segue o acordo de concessão assinado em dezembro de 2020 entre a DP World e o Governo do Senegal para construir e operar um novo porto em Ndayane, a cerca de 50 km do porto existente de Dakar.

A cerimônia contou com a presença de HE Macky Sall, Presidente da República do Senegal, e Sultão Ahmed bin Sulayem, Presidente do Grupo e CEO da DP World, bem como vários presidentes de instituições, membros do Governo do Senegal e comunidades locais .

O investimento de mais de US $ 1 bilhão está em duas fases para desenvolver Port Ndayane, que é o maior investimento portuário da DP World na África até o momento, e o maior investimento privado individual na história do Senegal.

A fase 1 do desenvolvimento do porto incluirá um terminal de contêineres com 840m de cais e um novo canal marítimo de 5 km projetado para receber dois navios de 336m simultaneamente, e capaz de lidar com os maiores navios de contêineres do mundo. Ele aumentará a capacidade de manuseio de contêineres em 1,2 milhão de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) por ano. Para a Fase 2, um cais de contêineres adicional de 410m será desenvolvido.

Os planos da DP World incluem também o desenvolvimento de uma zona econômica / industrial próxima ao porto e perto do Aeroporto Internacional Blaise Diagne, criando um transporte multimodal integrado, logística e pólo industrial.

SE Macky Sall, Presidente da República do Senegal, disse: 

“O desenvolvimento de uma infraestrutura portuária moderna e de qualidade é vital para o desenvolvimento econômico. Com o Porto de Ndayane, o Senegal terá uma infraestrutura portuária de última geração que reforçará a posição do nosso país como um importante centro comercial e porta de entrada na África Ocidental. Isso abrirá oportunidades econômicas significativas para empresas locais, criará empregos e aumentará a atratividade do Senegal para investidores estrangeiros. Temos o prazer de estender nossa colaboração com a DP World a este projeto, que já rendeu ótimos resultados com a operação do terminal de contêineres do Porto de Dakar. ”

Sultan Ahmed bin Sulayem, Presidente do Grupo e CEO da DP World, disse: “O lançamento da primeira pedra hoje não apenas marca o início da construção, mas também transforma a visão do Presidente Sall em realidade. Como facilitadores líderes do comércio global, vamos trazer toda a nossa experiência, tecnologia e capacidade para este projeto portuário, cuja conclusão apoiará o desenvolvimento do Senegal no próximo século. Agradecemos ao Presidente Sall, ao seu governo e à Autoridade Portuária pela confiança que depositaram em nós ”.

Fonte:Construction Week

Anterior Recorde histórico confirma São Francisco do Sul como o 7º maior porto público do país em movimentação de carga
Próximo Porto do Itaqui cresce 23% em 2021