Os Emirados Árabes Unidos foram, neste ano, um dos principais destinos das exportações brasileiras de produtos de defesa, de acordo com dados da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod). Até novembro, foram emitidas autorizações para exportações de produtos e serviços que somaram US$ 3,1 bilhões, em alta de 74% sobre 2024 e mais do que o dobro de 2023. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Defesa na segunda-feira (1).
Segundo o comunicado do ministério, Alemanha, Bulgária, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Portugal foram os principais importadores neste ano. A indústria de defesa compreende produtos como aeronaves, embarcações, blindados, armamentos, munições, radares e tecnologia de segurança cibernética. Segundo o ministério, há 80 empresas exportadoras no setor, com clientes em 140 países. Este segmento, informa a pasta, representa aproximadamente 3,49% do Produto Interno Bruto do Brasil.
Os Emirados Árabes Unidos são, além de importadores de produtos do segmento, investidores de companhias no Brasil. São controladores, por meio do Edge Group, das empresas SIATT, que desenvolve sistemas integrados de segurança, e da Condor, fabricante de equipamentos e tecnologias não letais. O Edge Group, com sede em Abu Dhabi, desenvolve, também, parcerias com governos estaduais e órgãos públicos.
Foto: Divulgação/Embraer
Fonte: ANBA



