Empresa de projetos navais inaugura base para construção de fragatas da Marinha em Itajaí


A Empresa Gerencial de Projetos Navais da Marinha do Brasil (Emgepron) realizou a inauguração de sua base alocada em Itajaí (SC) para acompanhar na elaboração e execução do projeto de construção dos navios (fragatas) Classe Tamandaré no estaleiro Oceana. Itajaí já é reconhecida nacionalmente como a capital da construção naval e deve, em breve, se tornar referência na América Latina.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de executivos da Marinha do Brasil, EMGEPRON e do Consórcio Águas Azuis, que inclui as empresas Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer e Atech, entre outros representantes.

O contrato para a construção naval de quatro embarcações no estaleiro Oceana foi assinado pela Marinha do Brasil e o consórcio Águas Azuis. O projeto é avaliado em mais de 6 bilhões de reais, com expectativas de gerar 2 mil empregos diretos e cerca de 6 mil indiretos no pico da produção.

Sobre a Empresa Gerencial de Projetos Navais da Marinha do Brasil (Emgepron)

A EMGEPRON é uma empresa pública criada em 1982, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha do Brasil, que tem como finalidades principais promover a indústria naval brasileira e gerenciar projetos integrantes de programas aprovados pelo comando da Marinha do Brasil.

Em maio deste ano, houve a assinatura do contrato entre a Thyssenkrupp Marine Systems e a empresa Aliança S.A., que pertence ao Grupo CBO, para aquisição do estaleiro Oceana, em Itajaí. O acordo envolve o início do projeto de construção das fragatas da Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil, assim como também consolida a presença da multinacional na indústria da construção naval do país.

A Thyssenkrupp já conta também com um escritório na cidade e já está montando seu time de líderes, contratando profissionais de diversas áreas, inclusive com alguns já trabalhando no desenvolvimento da construção naval das fragatas.

Fonte: Portal Itajaí Naval

Anterior ANTAQ disponibiliza painel para acompanhamento da Agenda Regulatória no seu portal na internet
Próximo Estudos jurídicos projetam Portos do Paraná nacionalmente