EPL inicia estudos para fim de concessão em ponte binacional


O Ministério da Infraestrutura e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) fecharam acordo para que a estatal realize os estudos de encerramento do contrato internacional de concessão da Ponte da Integração, que liga as cidades de São Borja, no Rio Grande do Sul, e São Tomé, na Argentina. O ativo integra importante rota de comércio entre os dois países, especialmente da indústria automotiva.

A EPL será responsável por instruir a posição do Brasil na análise econômico-financeira que viabilizará o encerramento das atividades da concessionária. Os trabalhos contarão com o apoio de diversos órgãos e entidades da administração pública que atuam na fronteira. As informações também servirão de subsídios para a Delegação de Controle da Ponte (Delcon), grupo com representantes dos dois países que supervisionam a operação do empreendimento.

O trabalho será iniciado nesta terça-feira (17) com uma visita técnica de representantes da EPL e do Ministério da Infraestrutura ao Centro Unificado de Fronteira (CUF) e ao Complexo Alfandegário e Aduaneiro. A região consiste na área sediada do lado argentino, próximo à ponte, e serve como ponto de controle de ingresso e saída de pessoas, mercadorias e meios de transporte, bem como para a prestação de serviços correlatos.

A proposta de construção de uma ponte sobre o Rio Uruguai foi oficializada em 1989, quando Brasil e Argentina assinaram um acordo binacional. A concessionária Mercovia S.A foi responsável pela construção da ponte e responde pela operação do empreendimento desde a sua inauguração, em 1997.

 

Anterior Antaq define regras para leilões de áreas em Aratu (BA) e Maceió
Próximo Receita edita norma para classificação de novas mercadorias na Nomenclatura Comum do Mercosul