A movimentação de cargas paraguaias pela TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, segue em forte expansão em 2025. Entre janeiro e outubro, foi registrado um crescimento de 29% no volume total movimentado, que passou de 7.659 TEUs em 2024 para 9.880 TEUs em 2025. O avanço é impulsionado principalmente pelas exportações, que cresceram 54% e alcançaram 5.792 TEUs, e pelas importações, que registraram alta de 5%, passando de 3.897 para 4.088 TEUs no mesmo período.
O principal motor desse crescimento são as exportações de carne bovina, que registraram um salto de 67% no comparativo anual. Entre janeiro e outubro de 2025, o volume embarcado somou 68 mil toneladas, contra 41 mil toneladas no mesmo período de 2024.
O resultado consolida a carne congelada como o principal produto exportado pelo Paraguai via TCP, representando cerca de 8% de toda a carne bovina embarcada pelo Terminal até outubro, que foi de 838 mil toneladas.
“O menor tempo de trânsito é um diferencial crítico para cargas sensíveis, como carnes. Além disso, a TCP conta com o maior pátio para armazenagem de cargas refrigeradas (reefer) da América do Sul, com 5.268 tomadas, e equipes especializadas no atendimento e operação deste tipo de carga, o que garante segurança e qualidade ao longo de toda a operação. Essa combinação de infraestrutura e previsibilidade tem sido determinante para o crescimento da movimentação paraguaia”, avalia Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP.
Após as carnes, a madeira aparece como o segundo produto mais exportado pelo Paraguai via Paranaguá, com 6,6 mil toneladas e avanço de 5% no período. Também se destacam as importações de produtos e artigos têxteis, produtos diversos, e defensivos agrícolas.
Essa diversificação nos produtos e a expansão das movimentações refletem a busca de empresas paraguaias por rotas mais ágeis, previsíveis e competitivas. Cerca de 80% do comércio exterior do Paraguai utiliza a Hidrovia Paraguai–Paraná, que conecta o país vizinho aos portos de Montevidéu e Buenos Aires, trajeto sujeito a variações de calado do rio nos períodos de estiagem, além de taxas onerosas de pedágio por tonelada transportada.
Terminal participa de evento em Ciudad del Este
No início do mês de dezembro, a TCP participou de evento promovido pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB) no Consulado-Geral do Brasil em Ciudad del Este. O evento contou com a presença de importadores, exportadores, operadores logísticos, agentes alfandegários e de cargas para tratar das principais vantagens e oportunidades para os clientes paraguaios impulsionarem seus resultados.
“Optar pela TCP, no Porto de Paranaguá, como rota logística para importações é uma decisão estratégica para empresas paraguaias. Essa escolha garante menor tempo de trânsito marítimo, agilidade nas liberações aduaneiras e rapidez na entrega até o destino final, resultado da integração direta do Porto com o Paraguai pela BR-277. Além disso, Paranaguá oferece benefícios que impactam diretamente a competitividade, como uma maior confiabilidade operacional e previsibilidade de custos durante todo o ano”, explica Guidolim.
Um ponto fundamental para o comércio exterior do país vizinho é o Depósito Franco Paraguaio, estrutura instalada em Paranaguá que é exigência obrigatória para o trânsito internacional de cargas importadas com destino ao Paraguai. O espaço garante maior agilidade no desembaraço, reduz custos e amplia a segurança jurídica das operações.
A TCP também conta com um dos maiores armazéns alfandegados de importação do país, com mais de 9 mil metros quadrados, e serviços que desoneram significativamente as importações. “Com a operação de cross docking, possibilitamos que o cliente desove e entregue o contêiner mais cedo, tornando seus custos logísticos mais competitivos no mercado”.
Maior concentração de serviços marítimos do Brasil
Além da infraestrutura terrestre e alfandegária, a TCP se destaca por ter a maior concentração de serviços marítimos do Brasil, com 26 escalas semanais regulares que conectam o Paraguai a mercados das Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio. Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP, destaca o impacto da oferta de rotas para o mercado paraguaio:
“Com a diversidade de serviços marítimos e frequências semanais o alcance internacional dos produtos paraguaios é ampliado e o tempo de trânsito é potencialmente reduzido. Os armadores também se beneficiam deste produto com menor turn time e devolução mais rápida de contêineres à frota, enquanto a oferta ampliada de conexões torna os prazos mais ágeis e previsíveis”.
A combinação entre transporte rodoviário mais rápido, infraestrutura especializada, pátio refrigerado robusto, Depósito Franco Paraguaio e conexões marítimas frequentes tem fortalecido a integração logística entre os dois países. Para Guidolim, esse movimento deve continuar acelerando:
“A TCP tem um relacionamento de longa data com os exportadores paraguaios e isso se reflete na confiança do mercado que está ampliando seus embarques por Paranaguá. A expectativa é de que continuemos crescendo neste segmento, e o Terminal está preparado para sustentar e atender esta demanda, garantindo agilidade e eficiência operacional.”, finaliza.


