Fábio da Veiga assume a Superintendência do Porto de Itajaí


Desde que foi indicado pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, para ocupar o cargo de superintendente do Porto de Itajaí nesta nova gestão municipal, Fábio da Veiga teve sua nomeação confirmada oficialmente através do Jornal do Município em 1º de janeiro de 2021. Esta é a segunda vez que Fábio ocupa a cadeira de Superintendente da Autoridade Portuária.

“É com grande orgulho que recebi o convite para, nessa segunda oportunidade, assumir a Superintendência do Porto de Itajaí. Toda a parte do planejamento que foi desenvolvido pelo antigo gestor, ao qual fez um excelente trabalho, a de se dizer, terão total continuidade, e acima de tudo, o mesmo comprometimento pelo crescimento do nosso porto e também a valorização ao trabalhador portuário”, destaca Fábio da Veiga.

Em maio de 2019, seu nome já havia sido indicado pelo prefeito para ocupar o cargo, e, como normativa do governo legislativo por meio de Lei Orgânica do Município, foi sabatinado durante Sessão Extraordinária e naquela oportunidade recebeu aprovação de todos os vereadores presentes para assumir o cargo devido ter demonstrado competência e conhecimentos técnicos. Depois que passou pelo processo de Arguição Pública na sede da Câmara Municipal, assumiu oficialmente naquele mês a função de superintendente onde permaneceu por cinco meses.

Fábio da Veiga tem 41 anos de idade, nasceu em Itajaí, é casado e pai de dois filhos. É graduado em Direito, com especialização em Direito Empresarial e Negócios. Na primeira gestão do prefeito Volnei Morastoni, trabalhou na Superintendência do Porto de Itajaí entre 2005 e 2008, tendo exercido os cargos de Assessor Jurídico, Diretor Jurídico e Assessor de Auditoria. Na gestão passada, a partir de janeiro de 2017, também integrou a equipe e ocupou os cargos de Assessor de Auditoria e Assessor Jurídico.

Durante o período em que atuou na gestão anterior, importantes ações estruturantes foram conquistadas, entre elas, a recuperação e conclusão das obras dos berços 3 e 4, a implantação da 1ª etapa da Nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, nova sinalização náutica, nova poligonal do Porto Organizado, expansão portuária e plano de desapropriações, mais de 30 operações do sistema (Roll On Roll Off), dragagem de restabelecimento, atualização da Carta Náutica, estudos de ampliação e modernização do Porto de Itajaí (Projeto de  Desestatização), entre outras ações entregues a sociedade de Itajaí, assim como também para toda a classe dos trabalhadores portuários que atuam diretamente no porto de Itajaí e no complexo em geral.

Fábio reconhece e sabe dos desafios que podem surgir frente à Autoridade Portuária, e afirma que, em sua gestão, juntamente acompanhado por todos que compõem suas coordenadorias e demais setores do atual quadro de servidores da superintendência, tem como objetivo dar sequência as obras que estão programadas para acontecer:

“Seja através de atos administrativos ou estruturais, vamos continuar a busca incessante pelas melhorias, destacando o novo processo de desestatização, ao qual tive o prazer nos anos anteriores, juntamente com outros servidores, de contribuir para esse planejamento onde a Empresa Pública de Logística (EPL), e a Secretaria Nacional de Portos (SNP), tem visto com bons olhos toda essa organização que o Porto de Itajaí vem demonstrando paralelo ao seu vínculo direto e estrita com a comunidade portuária e com a cidade, e, diga-se de passagem, o processo de desestatização terá continuidade com as mesmas prerrogativas e principalmente com a manutenção da Autoridade Portuária, de que ela permaneça pública e municipal. Ainda pela frente, uma atenção especial aos motoristas que a exemplo dos últimos meses passaram por dificuldades ao adentrar no porto, tendo base nisso, e com o apoio direto da APM Terminals, de que estão sendo colocados em prática melhorias de rapidez, de diminuição ou cessar filas, do importador ter a informação online, onde já tem muitas delas, mas de uma forma muito mais assertiva, e isso não abriremos mão. Dado a aprovação da Receita Federal, de fato a oficialização do Sistema Carrossel onde os caminhões entram por quatro linhas de acesso pelo gate 01 e saem por três linhas pelo gate 02. Iremos continuar buscando pela segunda etapa das obras da bacia de evolução, onde visa preparar o porto para uma profundidade ainda maior, num futuro próximo, estimando chegar a marca de até 17 metros de profundidade, e com isso receber navios de até 400 metros de comprimento, que ainda não estão frequentando a costa brasileira, mas a primeira etapa da Bacia de Evolução já demonstrou total qualificação para grandes manobras.  Destaco ainda a busca incansável pelo crescimento dos números de movimentações de cargas e operações de contêineres, que a exemplo de 2020, o porto fechou sua movimentação recorde de 1.4 milhão de contêineres operados no complexo portuário de Itajaí e de Navegantes, colocando sempre nosso porto, mesmos sendo um porto pequeno, demonstrando ser um gigante em suas estatísticas, e, provando cada vez mais que está apto, após o processo de desestatização, garantindo a cidade de Itajaí para mais três, quatros décadas de liderança na atividade portuária do Sul do país”, pontua o novo superintendente.

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