Futuro da logística estará na vitrine da Transport Logistics 2019


Eingang Ost

Evento ocorrerá em Munique, na Alemanha, e contará com alguns dos principais players do setor. Tecnologia e uso da inteligência artificial estão no foco das atenções

Os reflexos do crescimento do e-commerce, a busca por práticas mais eficientes e sustentáveis e a escassez de profissionais qualificados são alguns dos principais desafios enfrentados pelo setor de carga aérea no mundo. Já conceitos como inteligência artificial, automação adicional e a internet das coisas podem representar parte das soluções para o segmento nos próximos anos. Temas como estes estarão no foco das atenções e debates na Air Cargo Europe, realizada durante a Transport Logistics, em Munique (Alemanha), maior feira de logística do mundo, de 4 a 7 de junho. 

Serão 220 empresas de mais de 40 países. “Conseguimos atrair importantes participantes do setor de carga aérea, como a Neutral Air Partner, a WCA, a Finnair Cargo, a Antonov Airlines, a Thai Airways e a All Nippon Airways para a feira”, explica Stefan Rummel, diretor geral da Messe München.

Inteligência artificial

O uso da inteligência artificial ​​é a consequência lógica da digitalização progressiva na indústria de carga aérea, explica o professor doutor Joachim Ehrenthal, da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Noroeste da Suíça, e colaborador de uma discussão aberta sobre inteligência artificial no transporte de carga aérea. Por meio da troca de informações sobre aplicações específicas, Ehrenthal pretende trazer o tópico da inteligência artificial para o mercado. Ela já está prevista em toda a cadeia de carga aérea, como, por exemplo, em projeções, monitoramento de processos ópticos, manutenção de veículos, embalagem de contêineres e detecção de fraudes.

O doutor Harald Sieke, chefe do Departamento de Logística de Aviação do Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística (IML), confirma este ponto de vista: “A inteligência artificial será implantado em toda a cadeia de transporte de carga aérea. As oportunidades mais promissoras dizem respeito a reservas e organização de carga para o carregamento de aviões”.

A escassez de profissionais qualificados também está acelerando a tendência de sistemas automatizados, tanto no manuseio quanto no transporte de carga aérea. Ao mesmo tempo, “até 5% da carga aérea não será mais necessária por conta da impressão em 3-D e 4-D”, estima Sieke. No entanto, se compararmos este número com o crescimento anual esperado para o setor, então “os efeitos desses tipos de tecnologia devem ser vistos como insignificantes”. Por outro lado, a internet das coisas terá um impacto muito maior. “No futuro, as remessas vão encontrar seu próprio caminho através da rede de carga aérea”, diz o cientista.

Startups em logística

Digitalização, direção autônoma e robótica: o setor de logística é impulsionado pela inovação. É por isso que um fórum para startups, o “start.hub Logistics” realizado em colaboração com o DVV Media Group, acontecerá dentro da Transport Logistic, pela primeira vez, em junho. “A logística de transporte é o ponto de encontro mais importante para o setor e oferece às startups uma ótima oportunidade de entrar no mercado internacional. Por outro lado, elas continuam a alimentar a força inovadora do setor ”, afirma Caroline Thiemt, diretora de Exposições da Transport Logistic.

Aproximadamente 20 startups devem expor na feira. A “start.hub Logistics” consistirá em um palco, um bar e um lounge colocados no meio do Hall B2. “Startups, em particular, podem ajudar empresas de logística de médio e grande porte a criar ideias e tecnologias inovadoras sem que as empresas tenham que montar uma grande equipe digital”, explica Julia Miosga, gerente de Área de Trade & Logistics, Bitkom – Federal Association for Information Economics, Telecommunications and New Media. “A feira de logística de transporte é o ponto de encontro estabelecido para várias partes interessadas no campo de transporte e logística. A start.hub Logistics cumpre perfeitamente essa proposta”, afirma Oliver Detje, diretor de publicação do DVV Media Group.

Uma startup vencedora será selecionada por meio de apresentações de vendas na feira. Como prêmio, receberá um estande completo com 20 metros quadrados na Transport Logistic 2021, serviço de mídia do DVV Media Group no valor de 10 mil euros para anúncios impressos ou publicidade on-line e uma estação de trabalho no Digital Hub Logistics em Dortmund ou Hamburgo por um ano.

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