Golfo tem oportunidades para luminárias brasileiras


O Golfo Árabe depende de importações em segmentos dos mais diversos e seus países compram desde alimentos até materiais de construção do Brasil. A ALM Brazil Trading Company, do Rio de Janeiro, enviou recentemente luminárias de uma designer carioca ao Catar e viu nesse segmento uma grande oportunidade de negócios na região. Imagem meramente ilustrativa. Hotel Fairmont, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

“Essa é uma oportunidade incrível a ser explorada”, disse a fundadora e CEO da trading, Marlúcia Martire, à ANBA. A designer procurou a ALM Brazil e pediu ajuda para fazer a exportação. “Demos todo auxílio com a emissão de certificados de origem, com o trâmite do frete, toda a negociação com agentes de frete aéreo, desembaraço, segurança no recebimento, precificação para o mercado árabe, prestamos toda a assessoria do início ate o fim”, explicou Martire.

A trading fez um estudo de três meses na região e descobriu que existe uma forte demanda por luminárias, e que os designers brasileiros podem aproveitar essa oportunidade. “Vimos que existe essa demanda por luminárias principalmente com design personalizado, desenvolvidas para o gosto do árabe, com muito brilho, cristais, pedras, e ao mesmo tempo com uma pegada contemporânea”, disse Martire.

Ela agora pretende expandir a exportação das luminárias, principalmente das personalizadas. “O design brasileiro é muito criativo, versátil, diferenciado, os produtos do Brasil são únicos. Espero que os designers se voltem para esse novo mercado”, disse.

A ALM Brazil assinou recentemente contrato com uma empresa de luminárias do Sul do País para exportar aos Emirados. “Em maio vamos iniciar o desenvolvimento desse negócio”, disse.

E a produção brasileira tem chance diante da concorrência? Martire acredita que sim. “Os árabes gostam da nossa criatividade, contam com a qualidade do produto e, acima de tudo, existe uma confiança com as tradings, temos conquistado essa confiança de parceiros árabes”, contou. Martire disse que a ALM Brazil se coloca à disposição para prestar assessoria para as exportações de ponta a ponta.

A ALM Brazil

A trading de Martire tem sede no Rio de Janeiro e atua no mercado há 15 anos. Desde 2011 ela se voltou às exportações para o Golfo, enviando produtos aos Emirados, e de lá, alguns são reexportados para a região. Os principal produto exportado pela trading é o café nas versões grão verde, torrado em grãos e torrado e moído.

A ALM Brazil está desenvolvendo um novo produto, o milho para pipoca não transgênico e com selo halal e orgânico, especialmente para exportar aos Emirados. A empresa também vai começar a exportar açaí com selo halal, pescados amazônicos e frutas como manga e limão. Segundo Martire, a certificação halal é um diferencial que conta muito para atestar a qualidade dos produtos.

Martire tem um parceiro nos Emirados que abriu uma empresa só pra receber os produtos da ALM Brazil. A CEO está indo morar em Dubai por três meses a partir de 23 de maio, e em breve chegará o primeiro contêiner de açaí destinado a essa empresa parceira.

Foto: Sonnet Sylvain/Hemis via AFP

Fonte: ANBA

 

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