Hamburg Süd prevê crescimento nas importações e exportações globais em 2021


Hamburg Süd, uma das maiores empresas de logística no mundo, apresentou novo relatório do comércio, com números para 2021. O relatório prevê um crescimento de 5% nas exportações e de 6% nas importações globais neste ano.

O balanço indica que a exportação se manteve positiva ao longo de 2020, com crescimento de 4% no primeiro trimestre, 1% no segundo (período de pico da pandemia de COVID-19), 7% no terceiro trimestre, e 9% no último trimestre do ano. Os valores se referem a esses trimestres e suas comparações com o mesmo período de 2019. Para 2021, a expectativa é de crescimento global em 5% nas exportações.

Ainda segundo o relatório, a categoria de produtos refrigerados de maior destaque nas exportações em 2020 foi a de alimentos e bebidas, que apresentou crescimento de 32% em relação a 2019, seguida pelo segmento de proteína animal, especialmente a carne suína, que cresceu 19%. A exportação de frutas cresceu 2% na comparação 2019 / 2020. Enquanto isso, a madeira foi destaque entre as cargas secas, com aumento de 28%, principalmente para o mercado de construção civil nos Estados Unidos. Além do tabaco (44%), açúcar (41%) e café (32%), que também tiveram aumento elevado na exportação.

De acordo com José Salgado, diretor executivo comercial da Hamburg Süd, “A recuperação quase total de todos os mercados no 4º Trimestre de 2020 foi estimulada pela retomada no consumo mundial, especialmente o de alimentos e o de produtos básicos na Ásia, como café, algodão, resina, papel, tabaco, e peças automotivas, indicando que essa indústria está em processo de retomada”. No Mercosul, a situação da Argentina resultou na queda de produtos exportados.

Com relação às importações, o 4º trimestre de 2020 apresentou um salto inesperado na comparação com o 2º e o 3º trimestres do ano, passando de índices negativos para forte crescimento, permitindo que o ano fechasse com incremento de 16% nas importações globais. “Com importação forte em todos os segmentos e movimentação sólida em todas as regiões, aliadas à recuperação dos mercados para Black Friday e Natal no 4º tri, observamos uma recuperação em um ano desafiador”, analisa Salgado.

Entre as categorias importadas, as matérias-primas básicas se destacaram: têxteis e couro tiveram 46% de aumento, acompanhada por alimentos e bebidas (31%), plástico e borracha (30%), metais e produtos da construção (17%), indústria química (14%) e bens de consumo primários (25%). Para 2021, a expectativa é de crescimento global em 6% nas importações.

Parte da A.P. Moller-Maersk, a Hamburg Süd é reconhecida pela presença no transporte marítimo e por manter relações duradouras com seus clientes. Com a oferta de diversas soluções e focada em facilitar a importação e exportação no mundo todo, a companhia vem avançando fortemente em sua transformação digital.

Além do oceânico porto a porto, a companhia oferece a movimentação de carga pelas vias terrestre e aérea, armazenagem e distribuição, transporte de carga consolidada para parceiros com menor volume, soluções de proteção e de trâmites alfandegários, e a ferramenta digital Instant, que permite o agendamento online do embarque da carga em contratações de curto prazo. “O investimento nessa digitalização reflete o cuidado da Hamburg Süd com toda a sua cadeia de transporte, mostrando que nosso processo é de porta a porta. Essa atuação integrada e o avanço da digitalização, aliados à capilaridade de nossas rotas, permite o transporte completo e personalizado da carga, com mais eficiência, melhores prazos, e preços atrativos para os clientes”, completa José Salgado.

Anterior
Próximo Secretário prevê grande participação internacional no leilão de 22 aeroportos