Ijuí terá evento sobre imigração árabe em festa de culturas


Diretora Cultural da Câmara Árabe, Silvia Antibas, participa de webinar sobre imigração árabe na terça-feira (13) na Festa Nacional das Culturas Diversificadas. Alessandra Frisso, da empresa H2R, apresenta pesquisa sobre a presença dos imigrantes árabes no Brasil.

A União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal da cidade gaúcha realizam a 34ª Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi). Este ano, a edição acontece pela primeira vez de forma virtual. De 12 a 19 de outubro a festa contará com palestras e eventos virtuais com transmissão gratuita pelo canal da Ueti no Youtube. A Fenadi tem por objetivo levar a diversidade cultural de Ijuí para o mundo e celebrar a vida e a união dos povos. Na foto acima, o evento presencial do ano passado.

Um dos eventos virtuais será o webinar “Etnia Árabe – A Imigração e a Emigração Árabe-Brasileira”, na próxima terça-feira (13) às 19 horas. A diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Silvia Antibas, contemplada com o Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe 2019, falará sobre a história da imigração árabe no Brasil e os trabalhos do setor cultural da Câmara Árabe.

“Vou falar um pouco sobre a imigração árabe no Brasil, fazer um apanhado histórico curto – cada participante terá dez minutos para falar – e também vou contar sobre as ações da Câmara Árabe na cultura, com exposições e mostras de cinema, e do nosso objetivo de divulgar a cultura árabe não só tradicional, mas contemporânea, e mostrar como a cultura ajuda a dialogar, a respeitar o outro, o que auxilia inclusive nos negócios”, disse Antibas.

A diretora da H2R Pesquisas Avançadas, Alessandra Frisso, falará sobre a pesquisa “A Comunidade Árabe no Brasil: identidade, influência, contribuição e liderança”, encomendada pela Câmara Árabe. O professor doutor Júlio Cesar Bittencourt Francisco, doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), professor do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autor do livro “Dos Cedros aos Pampas” falará sobre os árabes no Rio Grande do Sul. E por vídeo, participam palestinos, libaneses e imigrantes do grupo Amizade-Brasil, no Líbano com seus depoimentos.

O evento é gratuito e para participar basta acessar o canal da Ueti no Youtube. Confira a programação completa no site do evento.

A programação da Fenadi contará ainda com salas virtuais e atrações off-line, como o Drive-in e o Festival Gastronômico. O evento terá um talk show diário com duas horas de duração, mais uma hora de reprises de momentos importantes da história dos 33 anos da Fenadi. Durante a semana do evento também estão previstas atrações simultâneas separadas em dez salas transmitidas pelo Youtube, algumas ao vivo e outras com conteúdo gravado.

De acordo com o presidente da Ueti, Nelson Casarin, o formato virtual possibilita um maior público no evento. “Essa é uma das coisas mais acertadas que estamos fazendo, porque estamos levando nosso grande evento, nosso grande diferencial não só para o estado, mas para o mundo, porque o virtual nos proporciona isso”, disse em nota.

Serviço

Webinar “Etnia Árabe – A Imigração e a Emigração Árabe-Brasileira”
13 de outubro às 19 horas
Programação completa da Fenadi
Assista aqui

Anterior Porto de Itaguaí tem as melhores condições de calado da costa leste da América do Sul
Próximo Safra recorde de grãos garante expansão do PIB agro