Uma percepção mais realista e fundamentada do mercado colombiano e a identificação de potenciais alianças estratégicas estão entre os principais pontos positivos do SC Day Colômbia, que a Federação das Indústrias de SC (FIESC) promoveu em Bogotá de 7 a 9 de julho.
O evento, idealizado pela Federação para aproximar a indústria de SC a empresas do país latino-americano, foi considerado um sucesso pelos industriais que integraram a missão. “Com essa participação, damos um passo importante rumo à expansão: nossa meta é aumentar em 50% a presença no mercado colombiano ainda este ano e, nos próximos anos, nos consolidar como o principal fornecedor de bombas para ordenhadeiras no país”, destacou o CEO da Metalúrgica Triunfo, Jonas Machado.
Na visão de Márcio Plácido Constantino, da Aeroville Ventilação Industrial, “a missão representou não apenas uma oportunidade concreta de expansão comercial com a Colômbia, mas também uma valiosa construção de relacionamentos, tanto com empresas colombianas quanto com empresários brasileiros, que fortalecem ainda mais nossa atuação no mercado.”
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou a importância de as indústrias catarinenses expandirem seu olhar para novos mercados no exterior. “A Colômbia tem potencial para ampliar a corrente de comércio com Santa Catarina. Iniciativas como o SC Day permitem conhecer o ambiente de negócios no país e também identificar novas oportunidades e complementaridades entre as indústrias”, explicou.
Para o CEO da Potenza, Eliel Búrigo Borges, uma missão estruturada, que permita contatos também institucionais, aumenta a possibilidade de converter negócios. “O SC Day é uma das ações mais inteligentes e transformadoras na internacionalização de indústrias”. A indústria catarinense já tinha participado da primeira edição, no Chile.
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, explicou que foram realizadas cerca de 100 reuniões entre empresários brasileiros e colombianos durante a rodada de negócios. “Tivemos a oportunidade de confirmar o avanço da Colômbia na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, e a possibilidade de fazer muitas alianças estratégicas. Existe um potencial muito amplo do mercado que está totalmente aberto para ser atendido pelos fabricantes catarinenses”, afirmou.
Foto: FIESC/Ana Roieski