O Instituto Portonave e o IBI Social, recĆ©m-lanƧado braƧo de responsabilidade social do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), assinaram um protocolo de intenƧƵes para troca de informaƧƵes sobre investimento social privado, relação porto-cidade e inovação na Ć”rea de desenvolvimento social e responsabilidade socioambiental. Lu Alckmin, filantropa e esposa do vice-presidente da RepĆŗblica, Geraldo Alckmin, que Ć© madrinha do IBI Social, participou do evento, realizado na Ćŗltima terƧa-feira (1), na sede da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA), em BrasĆlia.
O documento foi assinado pelo presidente do conselho administrativo do IBI, Mauro Sammarco, pelo diretor-presidente, Mario Povia, pela presidente do IBI Social, Eliane Sammarco e pela presidente do Instituto Portonave, Mariana de Souza Viel.
O acordo firmado prevĆŖ a cooperação com recursos humanos, infraestrutura, tecnologia e recursos materiais. AlĆ©m disso, tambĆ©m visa o intercĆ¢mbio de conhecimento, informaƧƵes, divulgação de resultados e demais dados relacionados ao desenvolvimento de aƧƵes de promoção e divulgação de polĆticas sociais de equidade de gĆŖnero e raƧa, redução de desigualdades, inclusĆ£o social e socioambientais.
Para o Instituto Portonave, a parceria visa promover ainda mais aƧƵes de impacto socioambiental, nĆ£o apenas no Sul, mas tambĆ©m nas demais regiƵes do paĆs. O convĆŖnio permite a troca de experiĆŖncias e fomenta que boas iniciativas sejam replicadas e ampliadas.

Como divulga o IBI, āo IBI Social pretende unir grandes obras de infraestrutura de transporte a aƧƵes concretas de inclusĆ£o e equidade social, educação de qualidade e cuidado com o meio ambienteā.
Sobre o Instituto Portonave
HÔ 10 anos, o Instituto Portonave impulsiona o desenvolvimento sustentÔvel das comunidades nas quais a empresa mantenedora estÔ inserida, e apoia a transformação positiva dos territórios com foco na redução das desigualdades sociais (ODS 10). Em 2024, a Companhia realizou e apoiou 50 iniciativas. Foram R$ 10,5 milhões investidos de modo direto e via as leis de incentivo fiscal.
Sobre o Instituto Brasileiro de infraestrutura
Criado em maio de 2023, como setor tĆ©cnico da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos do Congresso Nacional, o IBI tem como missĆ£o fortalecer a infraestrutura do paĆs, promover o desenvolvimento, a eficiĆŖncia e a competitividade. O Instituto visa analisar problemas do setor e elaborar soluƧƵes, tambĆ©m debater a infraestrutura de transportes entre parlamento, governo, sociedade civil e empresariado.
Sobre a Portonave
A empresa estĆ” localizada em Navegantes, litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007 como primeiro terminal portuĆ”rio privado do Brasil. Faz parte do grupo suĆƧo Terminal Investment Limited (TiL) ā que administra cerca de 70 terminais em cinco continentes. SĆ£o 1,3 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. Segundo a AgĆŖncia Nacional de Transportes AquaviĆ”rios (ANTAQ), foi o mais eficiente em produtividade de navio no ano de 2024. AlĆ©m do destaque pela excelĆŖncia operacional, a Companhia estĆ” comprometida com as prĆ”ticas ESG (Meio Ambiente, Social e GovernanƧa) e desenvolve diversas aƧƵes e iniciativas voltadas aos aspectos ambientais e sociais.



