LDC e Brado usam ferrovia em embarque inédito de algodão em pluma


Carga percorreu mais de 1,5 mil quilômetros de trilhos entre Rondonópolis (MT) e Cubatão (SP) e seguiu para o porto de Santos, de onde partiu à China — Foto: Ruy Baron/Valor

A Louis Dreyfus Company (LDC), uma das maiores tradings agrícolas do mundo, e a Brado, especializada em logística, realizaram a primeira movimentação de um trem carregado exclusivamente com algodão em pluma do Brasil.

Segundo as empresas, o comboio de vagões, com 104 contêineres, percorreu mais de 1,5 mil quilômetros entre o terminal de Rondonópolis (MT) e a cidade de Cubatão (SP), onde foram distribuídos em terminais portuários de Santos (SP) para seguirem rumo à China.

“Para a LDC, investir em soluções logísticas é fundamental para levar o produto certo, ao local certo, no tempo certo, de forma segura, confiável e responsável”, disse, em nota, Henrique Snitcovski, diretor da área de grãos da LDC para a América Latina.

A Ásia é o continente que mais consome a fibra no mundo. Na safra 2020/21, a China foi o destino de mais 30% das exportações brasileiras de algodão, e o Brasil consolidou-se como o segundo maior exportador mundial de algodão, atrás somente dos Estados Unidos, segundo Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

“Com essa operação inédita, proporcionamos uma solução inovadora e com ESG. Nela, o nível de segurança entre sinistros e avarias é altíssimo e as emissões ferroviárias são quase sete vezes menores do que as rodoviárias. Assim, estamos trazendo novas alternativas”, acrescentou Vinicius Cordeiro, gerente executivo comercial da Brado.

Fonte:Valor Econômico

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