A Logistique 2025 teve início nesta terça-feira (12), em Balneário Camboriú (SC), consolidando-se como um dos mais importantes eventos setoriais de logística do Brasil. A programação segue até quinta-feira (14), reunindo mais de 150 marcas na feira comercial e um fórum técnico — o Logistique Summit — com especialistas discutindo temas como logística, comércio exterior, navegação, economia e geopolítica.
Durante a abertura da feira, o diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi, celebrou o crescimento e a consolidação do evento no cenário nacional. Já o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Cézar de Aguiar, ressaltou a relevância estratégica da logística para o desenvolvimento econômico do país. “Acompanho a Logistique desde seu surgimento, tímido, em Chapecó. Hoje, ela se tornou uma potência no setor, com papel determinante”, afirmou.
O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, destacou o potencial dos portos catarinenses no cenário logístico brasileiro e o papel do evento nesse contexto. Rinaldi complementa: “O evento está superando nossas expectativas, com uma programação minuciosamente elaborada para atender o universo logístico no Sul do Brasil.”
Programação de destaque
A palestra magna da edição 2025 foi ministrada pelo estrategista Thiago de Aragão, um dos principais especialistas em geopolítica do Brasil e mestre em Relações Internacionais pela Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Vindo especialmente de Washington para o Summit, ele abordou “O novo tabuleiro mundial no controle da cadeia e do poder”.
Ainda nesta terça-feira, participaram do fórum Cláudia Borges, diretora-executiva da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP); Beto Martins, secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias; Gustavo Salvador Pereira, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Autioridade Portuária de Santos; Ricardo Arten, CEO do Porto Itapoá; Fábio Siccherino, CEO da DP World Brazil; e Arlindo Alves, diretor de operações do Trust Group. O painel discutiu diagnósticos, desafios e projeções para a logística nacional.
O papel da logística como fator decisivo na competitividade das empresas e do Brasil foi um dos eixos centrais das discussões. O encerramento da programação do primeiro dia ficou a cargo do comentarista de economia e política da CNN Brasil, Caio Coppolla.
A Logistique e o Logistique Summit prosseguem nesta quarta e quinta-feira. Confira a programação completa acessando: https://logistique.com.br/