Logistique encerra com recorde de público e expositores satisfeitos com os resultados


Após um hiato de dois anos gerado pela pandemia do Covid-19, a Logistique – Novas Conexões Logísticas encerrou sua edição de 2022 com mais de 12 mil visitantes, nomes de peso nos cenários nacional e internacional participando da Conferência Abralog Sul e mais de 90 empresas expositoras. O evento reuniu importantes players da logística e transporte multimodal de cargas, tecnologia da informação, equipamentos e utensílios para armazenagem e movimentação de cargas, seguros, entre outros. Elos cruciais nas cadeias do comércio internacional, agronegócio, transportes rodoviário, marítimo e aéreo.

O evento aconteceu de 30 de agosto a 1º de setembro no Centro de Promoções da Expoville, em Joinville, Santa Catarina. É vista hoje como a mais importante feira de logística, transportes e negócios multimodais do Sul do Brasil e está ranqueada como segunda do Brasil em grau de importância. Em paralelo foi realizado a Conferência Abralog Sul e a 1ª edição do Logistique Innovation, com três dias de palestras, painéis, cases, pitchs de apresentações e discussões relacionadas a logística como um todo, tecnologia e inovação. O patrocínio foi da Log In Logística Intermodal, CCR Aeroportos, DVS Global Transport and Logistics e Navepark.

O diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi, comemora os bons resultados. “Depois de dois anos sem eventos presenciais com um mercado totalmente renovado, até pelos desafios impostos pela pandemia que o setor precisou superar, viemos com um formato adaptado a essa nova realidade e estamos muito satisfeitos com os resultados”, diz Leonardo. “Também observamos uma mudança bastante positiva no perfil do público visitante. Recebemos um grande número de executivos de importantes grupos com poder de decisão, técnicos e gestores de empresas públicas e privadas, o que impactou no aumento do volume de negócios”, acrescenta a diretora executiva Karine Marmitt.

“Eventos como a Logistique têm um papel fundamental na difusão do potencial logístico de uma região tão importante e para a troca de informações e o desenvolvimento da logística como um todo, principalmente em um momento em que o setor público, com todos os seus entes federativos, e o setor privado, podem discutir os projetos necessários para a melhoria da infraestrutura logística”, diz o presidente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL), Mateus Szwarcwing. A EPL é uma empresa estatal criada para estruturar e qualificar o processo de planejamento integrado de logística no país, interligando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

Para Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), a Logistique voltou totalmente adaptada à nova realidade do mercado, trazendo temas atuais e de grande importância para o mercado. “Somos parceiros do evento desde a primeira edição com a curadoria dos congressos técnicos e sabendo dos desafios dos últimos dois anos, temos que destacar a resiliência dos organizadores e esta edição superou todas as expectativas. A conferência e a feira como um todo foram um sucesso”, destaca o dirigente. Para Moreira, a Logistique marca uma nova e importante fase da logística.

Titãs marcam presença na edição deste ano

O gerente de desenvolvimento de negócios da Huawai no Brasil, Luís Claudio Galvão de Souza, diz que retomada dos eventos presencias é muito importante para o setor de logística, embora a tecnologia tenha sido uma ferramenta crucial para o segmento durante a pandemia. “É fundamental esse movimento que a Logistique gera, uma vez que várias empresas, desde startups até nomes tradicionais no mercado, têm a possibilidade de trocar informações e fechar negócios”, aponta.
Luís trouxe a internet 5G para a Logistique e as mudanças no setor da logística com a nova e revolucionária ferramenta na comunicação e transmissão de dados, que tende a agregar agilidade e economicidade nos processos logísticos. Inclusive, segundo o especialista, a 5G já pode ser vista como um divisor de águas no setor.
Ricardo Schilder Lima, gerente geral de logística das Lojas Renner S/A, vê a Logistique como um importante fórum para apresentar os desafios logísticos que precisam ser diariamente superados pelo setor do vestuário, principalmente nesse momento de transição pelo qual passa o mercado nos segmentos físico, digital e híbrido, e o papel cada vez maior da inteligência artificial na logística.

Intermodalidade ganha força na pauta

“O mercado catarinense tem uma enormidade de cargas e a ideia da DSV é junto com a Latam e a concessionária Floripa Airport, ampliar a utilização do modal aéreo no estado. E a Logistique está aqui como um agente fomentador de negócios, aproximando os playres”, explica o diretor do Produto Aéreo DSV para a América Latina, René Genofre.

O diretor da Latan Cargo, Otávio Meneguetti, diz que existe uma demanda muito grande para varga aérea no estado, uma vez que o próprio mercado catarinense segue em constante crescimento. “A Logistique entra nesse contexto como um importante espaço de discussões e divulgação do potencial do mercado e também como um espaço de network. A avalio como extremamente positiva a nossa participação no evento”, destaca o executivo. A Latam é hoje uma das mais importantes empresas no segmento de carga aérea no Brasil e América do Sul.
Ricardo Gesse, gestor do Floripa Airport, destaca o papel catalizador de negócios da Logistique nos mercados catarinense e nacional e a importância da feira, única do Sul do Brasil, para o transporte multimodal de cargas. “Somos parceiros da Logistique desde sua primeira edição em 2018 e certamente estaremos aqui no próximo ano. Isso demonstra a importância da feira para a Floripa Airport”, destaca Ricardo.

Para Gustavo Paschoa diretor de novos negócios da Norsul, empresa de navegação com mais de 60 anos de atuação no mercado, a feira e conferência técnica representam um importante fórum de discussões e uma grande oportunidade de aproximação entre os muitos elos que formam as cadeias logísticas nos mais distintos setores da economia. Já o diretor comercial da Log-in Logística Intermodal Felipe Gurgel diz que o evento proporciona network e abre possibilidades de geração de negócios durante a feira e no pós-evento.

Logistique volta em 2023

A edição do ano que vem já tem data para acontecer: dias 22, 23 e 24 de agosto. O local de realização continua o Centro de Promoções da Expoville, e a expectativa é de que a feira reúna em torno de 180 expositores e um público visitante de 18 mil pessoas. “Já fechamos vários contratos com empresas que estão expondo e acreditamos que 90% dos expositores deste ano voltem em 2023. Aliado a isso, estamos já desenvolvendo um amplo trabalho para a feira do ano que vem”, diz o diretor Leonardo Rinaldi.

Entre as mudanças já definidas para 2023 estão a ampliação no horário da feira, que deverá encerrar as 21h, e também a inclusão de novos setores na área de exposição. Entre eles um espaço exclusivo para a intralogística.

38 30

 

Anterior Complexo de Suape recebe investimento de R$ 2,6 bilhões para novo terminal de contêineres da Maersk
Próximo Petróleo e gás: 13 empresas devem participar de leilão da OPP