Maersk expande Terminais com acordos na Croácia e Arábia Saudita


A Maersk vai expandir e desenvolver um porto de classe mundial na Croácia

A principal empresa de transporte AP Moller-Maersk continua avançando com sua estratégia de negócios projetada para construir as operações de logística da empresa como parte do plano de expansão como fornecedora de serviço completo para remetentes. Na semana passada, por meio de sua operação de terminais APM, a empresa anunciou mais dois projetos de terminal com foco na expansão das operações na Europa Oriental e no Oriente Médio.

A APM Terminals e a empresa croata ENNA formalizam um projeto para o desenho, construção e operação do novo terminal de contêineres no porto croata de Rijeka que, segundo as empresas, servirá como uma nova porta de entrada para a Europa Central capaz de movimentar os maiores navios de contêineres do mundo. No início da semana, a Maersk assinou um acordo com a Saudi Ports Authority Mawani para o desenvolvimento de um novo parque logístico integrado no Porto Islâmico de Jeddah, na Arábia Saudita.

“Para terminais APM, o desenvolvimento desta nova instalação está em linha com nossa estratégia recém-lançada de“ Mais seguro, melhor, maior ”. Queremos expandir nossos negócios onde fizer sentido e onde nossos clientes precisarem de nós, e este é claramente o caso da Rijeka ”, compartilhou o CEO da APM Terminals, Morten Engelstoft.

O desenvolvimento da operação do terminal de contêineres em Rijeka começou há mais de uma década com o apoio do Banco Mundial. A primeira parte do porto de contêineres de alto mar foi inaugurada em 2019. Segundo o acordo, as duas empresas formarão uma joint venture de 51 por cento da Maersk que terá uma concessão de 50 anos para a operação do Rijeka Gateway.

O acordo prevê o desenvolvimento da instalação em duas fases, com a primeira parte prevista para estar operacional em três anos e meio. Após a conclusão da Fase 2, as duas fases juntas terão uma capacidade projetada de 1.055.000 TEU. A primeira fase inclui um cais de 1.300 pés que será expandido para 2.230 pés durante a segunda fase. Inicialmente, haverá dois guindastes navio-terra com um terceiro adicionado durante a segunda fase. Os guindastes, os maiores atualmente disponíveis no mercado, darão ao Rijeka Gateway a capacidade de atender navios de até 24.000 TEUs.

Outra característica importante do novo terminal será uma conexão ferroviária expandida com o interior, ligando Rijeka não só com o resto da Croácia, mas também com os mercados vizinhos.

“O Rijeka Gateway e a modernização da infraestrutura ferroviária é o maior projeto nacional da Croácia que conectará o Porto de Rijeka com a Croácia continental e os países da Europa Central, facilitando oportunidades de negócios e rápido crescimento econômico não apenas em logística, mas em todos os serviços e indústrias”, disse Pavao Vujnovac, Presidente do Conselho de Administração do Grupo ENNA.

O acordo na Arábia Saudita é para um projeto greenfieldque é o primeiro do tipo no Reino projetado para criar uma infraestrutura para armazenamento e distribuição, armazenamento refrigerado, e-commerce e servir como um hub para transbordos, consolidação petroquímica, frete aéreo, e carga. O acordo prevê um investimento de mais de $ 136 milhões com uma vida operacional de 25 anos.

Eles citaram a localização estratégica no porto de Jeddah, ao longo da costa do Mar Vermelho. É o maior porto em termos de volume e movimentação de carga da Arábia Saudita, movimentando mais de cinco milhões de TEU, incluindo mais de dois milhões e meio de TEUs transbordados pelo Porto Islâmico de Jeddah todos os anos.

A Maersk expandiu suas operações para abranger 130 países, incluindo 75 terminais. A estratégia da empresa é continuar a expandir a parcela de suas operações nos próximos anos.

Fonte:The Maritime Executive

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