Mapa lidera debates sobre ação climática e saúde única na Blue Zone da COP 30


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) será protagonista em dois importantes painéis da Blue Zone da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), espaço destinado às discussões oficiais entre países e organismos internacionais. As mesas lideradas pelo Mapa ocorrerão nos dias 19 e 20 de novembro, no auditório Cumaru, e integram a programação do Pavilhão Brasil, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com a Casa Civil da Presidência da República.

Na quarta-feira, 19 de novembro, das 16h15 às 17h15, o Mapa conduz o painel “PLACA (Plataforma Regional Liderada por Ministérios de Agricultura da América Latina e Caribe): impulso à ação climática coordenada no setor agropecuário”, que apresentará avanços da cooperação regional na promoção de práticas sustentáveis no campo. A iniciativa da PLACA busca fortalecer a integração entre países latino-americanos e caribenhos na implementação de políticas e tecnologias voltadas à agricultura de baixo carbono, resiliência climática e segurança alimentar.

Já na quinta-feira, 20 de novembro, das 10h às 11h, o ministério promove o painel “Uma Só Saúde (One Health) e resiliência climática: destacando soluções intersetoriais para desafios globais emergentes”, que abordará a integração entre saúde humana, animal e ambiental como base para o enfrentamento das mudanças do clima. O conceito One Health está em consonância com o compromisso do Mapa com ações conjuntas que reforcem a vigilância sanitária, o controle de zoonoses e a sustentabilidade dos sistemas produtivos.

Os Pavilhões Brasil na Blue Zone e Green Zone terão uma programação diversificada entre os dias 10 e 21 de novembro, com 286 eventos distribuídos entre as duas áreas, totalizando quatro auditórios. Na Blue Zone, onde o Mapa participará, as discussões se concentrarão na implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, em um contexto de cooperação internacional.

A programação completa com horários, moderadores e painelistas foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) no site oficial da COP 30.

 

Anterior Região Sudeste movimenta 7 milhões de passageiros durante mês de setembro
This is the most recent story.