Maranhão recebe visita da superintendente de Fiscalização da Antaq


A superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Gabriela Costa, e o especialista da Superintendência, Vinícius Campelo, visitaram a Unidade Regional de São Luís – URESL e o Complexo Portuário de São Luís, formado pelos terminais de uso privado de Ponta da Madeira (VALE) e do Consórcio ALUAMAR e pelo Porto Público do Itaqui.

Os especialistas realizaram visitas e reuniões técnicas com as diretorias de operações portuárias dos TUPs, da autoridade portuária do Itaqui (Emap) e dos terminais arrendados do porto público: Terminal de Grãos do Maranhão – TEGRAM; Companhia Operadora Portuária do Itaqui- COPI; Granel Química e Terminal Químico de Aratu – TEQUIMAR.

Na ocasião, a superintendente de Fiscalização da Antaq tratou de temas relacionados aos terminais de granéis, que tiveram a prorrogação antecipada de seus contratos de arrendamento mediante a realização de novos investimentos. Gabriela Costa e equipe puderam ampliar o conhecimento mercadológico e técnico das operações dos terminais, além de aferirem in loco o andamento das obras de ampliação dos terminais.

Na reunião com a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, a Diretoria da autoridade portuária apresentou números e projetos promissores referentes à modernização e crescimento das operações do porto. Entre outros assuntos tratados, conversaram sobre o gerenciamento do canal de acesso ao complexo portuário que envolve a VALE, a EMAP e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA.

Por fim, a equipe da SFC reuniu-se com os servidores da URESL, onde conheceu os novos servidores e tratou de temas relevantes para o trabalho da de fiscalização da Agência, como a nova metodologia da Fiscalização Responsiva e aspectos estratégicos das ações fiscalizatórias.

Na oportunidade, o chefe da URESL, Marcelo Carvalho, comentou sobre a visita: “É sempre muito bom receber os colegas da SFC de Brasília, pois podemos apresentar as especificidades dos nossos regulados e compartilhar as alternativas de soluções para nossas dificuldades”.

 

Anterior Embraer anuncia venda de duas aeronaves militares para Hungria
Próximo Ministro da Infraestrutura apresenta projetos para fundo financeiro da Arábia Saudita