Memorando de Entendimento com Exim-Bank dos EUA pode financiar projetos de energia e logística


O ministro da Economia, Paulo Guedes, e a presidente do Export-Import Bank dos Estados Unidos, Kimberly Reed, assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de incrementar as relações econômico-comerciais entre os dois países, durante cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na manhã desta terça-feira (20/10), com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro. A assinatura do documento ocorreu no contexto da visita da comitiva americana ao Brasil, chefiada pelo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O`Brien.

Em seu pronunciamento, o presidente Jair Bolsonaro celebrou a aproximação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. “Nasceu entre nós um sentimento de cooperação, de buscar o bem para os nossos países”, ressaltou.

Paulo Guedes disse que o acordo com o Exim-Bank “chega no momento exato em que a nossa infraestrutura, logística, cabotagem, mineração, petróleo, gás natural, todo esse horizonte de investimentos começa a ser desbloqueado”. Segundo o ministro, o acordo será um importante passo para a facilitação de comércio e a convergência de marcos regulatórios. “No primeiro ano e meio de nosso governo, nós focamos nos gastos públicos e agora nós estamos abrindo os horizontes de investimento”, explicou.

Segundo a presidente do Exim-Bank americano, Kimberly Reed, “a disponibilidade de instrumentos de crédito à exportação dos Estados Unidos para o Brasil já ilustra a relação sólida e cooperativa e a aliança entre os nossos países. Com esse Memorando de Entendimento, nós trabalharemos de maneira mais próxima para explorar opções de utilização dos instrumentos do Exim-Bank, como financiamentos, garantias e seguro no valor de até US$ 1 bilhão”, destacou.

De acordo com o documento assinado hoje, as instituições dos dois países concordam em explorar e identificar oportunidades para utilizar o financiamento do Exim-Bank na forma de empréstimos, garantias e seguros visando facilitar a aquisição de bens e serviços provenientes dos Estados Unidos em projetos de investimentos no Brasil. A parceria prevê financiamento para uma lista não exaustiva de setores, que inclui telecomunicação, energia, infraestrutura, logística, mineração e indústria manufatureira.

Protocolo Comercial

A assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Economia e o Exim-Bank ocorre um dia após a celebração de ambicioso pacote comercial entre Brasil e Estados Unidos nas áreas de facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e anticorrupção. O objetivo é que este pacote forme a base de um amplo acordo comercial a ser futuramente negociado entre as duas maiores economias do continente americano.

Firmado pelos ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o pacote comercial insere-se em um contexto mais amplo da política de comércio exterior brasileira, cuja principal finalidade tem sido criar ambiente econômico favorável aos negócios e à reinserção competitiva do Brasil na economia internacional. Segundo estimativa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), reformas profundas em facilitação de comércio podem reduzir em até 14,5% os custos de uma operação de comércio no Brasil.

 

Anterior "O Brasil produz para alimentar mil milhões de pessoas"
Próximo Sistema de informações do Porto de Vitória monitora 520 navios no trimestre