Ministério da Agricultura da Argentina suspende registros de exportações agrícolas


O Ministério da Agricultura da Argentina suspendeu na quarta-feira (26) os registros de exportações agrícolas do país até segunda ordem, anunciou a pasta em comunicado, em medida vista por operadores como um passo que pode anteceder um significativo aumento nas tarifas de exportação de grãos.

Em dezembro, o novo governo argentino, do peronista Alberto Fernández, ampliou as taxas para exportação de soja, trigo e milho, com o objetivo de aumentar receitas. O país busca evitar um “default” de sua elevada dívida soberana.

Roulet, que estima que o governo possa aumentar as retenções em 3%, afirmou que a arrecadação com impostos apenas sobre a soja poderia crescer em US$ 513 milhões.

A medida, entretanto, pode representar perdas de centenas de milhões de dólares em receitas para os agricultores do país, disse o consultor.

Atualmente, as tarifas sobre as exportações de soja do país são de 30%, em um momento em que a Argentina enfrenta uma profunda recessão econômica e caminha para uma reestruturação de cerca de 100 bilhões de dólares em sua dívida soberana.

Fonte: G1

Anterior Com venda recorde no exterior, indústria brasileira de defesa terá incentivo federal
Próximo Navio Amera visita Balneário Camboriú pela primeira vez, abrindo as escalas de março