Ministério da Infraestrutura autoriza contratação de obras no Aeroporto de Araguaína (TO)


O Ministério da Infraestrutura (MInfra) está investindo em mais um aeroporto da Região Norte. Nas próximas semanas, terá início a licitação para a contratação das obras do Aeroporto de Araguaína/TO, sob responsabilidade da prefeitura do município tocantinense. A primeira etapa, já autorizada pelo MInfra, atende à necessidade de regularização das faixas de pista do aeroporto, conforme determinações da ANAC, e está estimada em R$ 13,56 milhões. A segunda etapa das obras, que compreende a reforma do aeroporto, ainda depende da elaboração do projeto básico pela prefeitura. O total do investimento do Governo Federal está estimado em R$ 49 milhões.

O projeto básico dessa etapa foi elaborado pelo município, com apoio de consultoria da Infraero, e prevê a regularização de faixa de pista, área de segurança nas cabeceiras da pista de pouso e decolagem (RESAs), nova drenagem e cerca operacional. Os investimentos visam a futura operação instrumentada não-precisão de aeronaves de grande porte. O terminal de Araguaína é administrado pelo município e tem potencial de operar mais de 150 mil passageiros ano.

O edital de licitações deve ser publicado pelo município nas próximas semanas e o cronograma prevê a conclusão dessas obras em 12 meses, com início previsto logo após período chuvoso, tendo em vista grande volume de terraplenagem necessária.

Sobre as demais obras previstas no Termo de Compromisso, o município trabalha na estruturação de um termo de referência/projeto básico para contratação dos projetos, que atenderão a ampliação e reforma do terminal de passageiros, reforma da seção contraincêndio, recuperação de pavimentos, auxílios à navegação, dentre outros. A previsão é de que esse edital para contratação de projetista seja publicado no 1° semestre de 2021, após aceitação do TR pelo MInfra.

 

Anterior CNA prevê aumento da produção do agronegócio no próximo ano
Próximo Paranaguá e Antonina devem atingir 57 milhões de toneladas e consolidar recorde