Ministro da Infraestrutura apresenta projetos para fundo financeiro da Arábia Saudita


Apresentar projetos que possam receber investimentos estrangeiros foi o objetivo da reunião entre o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e representantes do Fundo Soberano da Arábia Saudita, nesta quinta-feira (19), por meio de videoconferência. Durante o encontro virtual, foram detalhados os principais projetos de desenvolvimento de infraestrutura que estão em andamento no país, com destaque para a Ferrogrão, ferrovia que prevê R$ 8,4 bilhões em recursos privados.

O ministro destacou que o projeto da Ferrogrão é atualmente a obra mais importante para o Brasil. “Estamos falando de agronegócio. Estamos modelando um contrato que será bem-sucedido. Um contrato que, além de grandioso, ainda terá todo o respaldo ambiental”, destacou Freitas.

O projeto da Ferrogrão, segundo o ministro, tem importância estratégica para o Oriente Médio por envolver segurança alimentar. Freitas enfatizou que o Brasil é o maior exportador de produtos agropecuários para a região, e a nova linha férrea irá escoar boa parte dessa produção, como a soja e o milho cultivados na Região Centro-Oeste. “ Com a Ferrogrão, poderemos escoar os grãos que saem do Mato Grosso, criando assim um novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte”, afirmou o ministro.

Essa foi a segunda reunião do Governo do Brasil com representantes do Fundo. Ficou acordado que as áreas técnicas do MInfra irão se reunir com os técnicos do Fundo Árabe, para, assim, estabeleceram uma estratégia de apresentação mais detalhada dos projetos brasileiros. Representantes do Fundo demostraram satisfação com as explicações dadas e mostraram-se abertos a novas reuniões para avançar no entendimento.

 

Anterior Maranhão recebe visita da superintendente de Fiscalização da Antaq
Próximo Porto de Vitória abre edital para exploração de instalações portuárias