Um dos terminais portuários de uso privativo em que a SC Portos realiza movimentação de cargas, localizado no Complexo Portuário de Itajaí, passou a operar com novo calado operacional de 10 metros, substituindo o antigo limite de 9,5 metros vigente até junho. A mudança marca um avanço importante na infraestrutura logística da região, ampliando a capacidade de atracação de navios de maior porte e consolidando o terminal como uma das principais opções para o escoamento de carga geral (break bulk) no Sul do país.
O aumento do calado — distância entre a linha d’água e o ponto mais baixo do casco de uma embarcação — permite que navios com maior volume de carga atraquem com segurança, elevando a eficiência operacional, reduzindo o custo por tonelada transportada e atraindo novos clientes e companhias marítimas ao porto. Considerando o cenário de 2024, onde o terminal operava navios com calado inferior a 8 metros, a adequação possibilitou um incremento de aproximadamente 10.000 toneladas por embarcação, sendo viável o atendimento de navios com classe de maior porte bruto.
Segundo Márcio Marques, gerente comercial da SC Portos, a expectativa é que o impacto dessa melhoria seja percebido já no segundo semestre de 2025, com crescimento expressivo na movimentação de cargas. “Itajaí vem se consolidando como referência na rota da carga geral, e esse novo calado em um terminal privado posiciona o complexo portuário como uma alternativa ainda mais atrativa para armadores e clientes que buscam escala, agilidade e segurança”, afirma.
Mais produtividade e novas oportunidades
A ampliação do calado operacional é resultado de iniciativas realizadas pela SC Portos, em conjunto com a empresa responsável pela administração do terminal com obras de dragagem, que adequaram a infraestrutura subaquática do cais. Além de elevar a capacidade de operação, o novo calado também melhora as condições de manobra dos navios, reduz riscos operacionais e agiliza os tempos de atracação e desatracação — ganhos que se traduzem em eficiência logística e redução de custos para os usuários do terminal.
Para a SC Portos, a atualização do calado representa mais do que um ganho técnico. É um passo importante na missão de impulsionar o desenvolvimento econômico e logístico de Santa Catarina. “Essa ampliação representa um avanço estratégico para a infraestrutura logística do estado. Mais do que um ganho técnico, é uma ação estruturante que consolida o terminal nas principais rotas de navegação, fortalece sua competitividade no cenário portuário nacional e amplia as condições de crescimento das oportunidades para região”, conclui Márcio Marques.
Sobre a SC Portos
A SC Portos integra um grupo societário formado por empresas com mais de 20 anos de excelência em logística portuária. A empresa foi criada para consolidar a movimentação de cargas gerais não conteinerizadas no Complexo Portuário de Itajaí, em Santa Catarina. Desde 2021, a SC Portos vem se destacando no cenário nacional por sua atuação especializada em operações de navios do tipo Break Bulk, Roll-on/Roll-off, Cruzeiros e projetos logísticos complexos.