Movimentação em portos privados cresce 10% no primeiro quadrimestre


Os terminais de uso privado (TUPs) tiveram crescimento de 9,9% na movimentação de cargas durante o primeiro quadrimestre, em comparação com igual período do ano passado, e processaram 249,7 milhões de toneladas em mercadorias de janeiro a abril.

Os dados foram compilados pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). A movimentação pelos TUPs, que estão fora dos portos organizados (públicos), já representa 65% da movimentação total no setor.

“Apesar da crise imposta pela pandemia, os portos privados não pararam e seguiram apresentando números ascendentes na movimentação de cargas, contribuindo tanto para o superávit da balança como para o recente cenário de recuperação econômica dos últimos meses”, afirma o presidente da ATP, Murillo Barbosa.

Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram carga geral (18,8%), contêineres (16,3%), granéis líquidos e gasosos (15%) e granéis sólidos (5,85%). Essa última categoria, que abrange os grãos, lidera em processamento.

Fonte: Valor Econômico

Foto: Guilherme Pupo

 

Anterior Forças de Segurança retomam ações conjuntas nos portos do Paraná
Próximo Docas do Rio registra maior movimentação mensal de carga de 2021