Navegação de cabotagem conquista novos espaços no Brasil


Um exemplo de bom desempenho são os 17% de crescimento na movimentação da Aliança Navegação e Logística no primeiro trimestre de 2019

A movimentação de mercadorias no Brasil vem tomando novos rumos a partir do salto expressivo de um segmento, até então, pouco representativo na matriz de transportes: a cabotagem. Um dos exemplos do bom desempenho do setor são os 17% de crescimento na movimentação registrado pela Aliança Navegação e Logística no primeiro trimestre de 2019. O índice aponta para uma tendência de crescimento contínuo. Em 2018, a Aliança encerrou o ano com um aumento de 16% em relação ao ano anterior.

O resultado do ano passado foi impulsionado pelo desempenho do mercado de cabotagem como um todo e pelas iniciativas da empresa em ampliar os volumes de cargas com atuais clientes e conquistar empresas que ainda não utilizavam o serviço. Companhias que optam pela cabotagem podem gerar uma economia de cerca de 20%, se comparada ao modal rodoviário em rotas mais longas. Com o alto custo do frete rodoviário após o tabelamento, houve uma migração de cargas para a cabotagem, que deve manter o ritmo de crescimento neste ano em 10%.

A região Norte é uma das que têm contribuído para este resultado. Lá, os rios são vias de acesso cruciais para algumas cidades, representando a maior fatia no transporte de cargas. “A Aliança é pioneira na retomada da cabotagem e opera com seis navios, com escalas semanais, na região Norte, incluindo uma escala dedicada à Vila do Conde (PA), implementada em 2018 para atender aos estados do Pará e Amapá”, destaca Erick Lourenço, gerente de Operações da Aliança Navegação e Logística na região.

Frota de navios

Para acompanhar o aumento da demanda, a empresa conta com a maior frota de navios do mercado. Em Manaus são utilizados navios de 3.800 TEUs e 4.800 TEUs. Já em Vila do Conde, a capacidade do navio é de 1.740 TEUs. “Ampliamos, também, nossa atuação nos serviços intermodais, estabelecendo parcerias com empresas de balsas e caminhões, além de contar com nossa frota própria para realizar o serviço porta a porta”.

De acordo com Erick Lourenço, o foco da empresa é simplificar a cadeia logística, que vai da coleta da carga na origem até a entrega no destino final, garantindo eficiência e segurança. A expectativa do armador é gerar cerca de 800 empregos indiretos na região. Além da forte atuação junto às empresas do Polo Industrial de Manaus, a Aliança tem ampliado sua participação no Pará – indústria mineral, de açaí e polpas de frutas em geral, contemplando de pequenos comércios aos grandes distribuidores e varejistas.

Novos clientes

De acordo com Marcus Voloch, diretor de Cabotagem e Mercosul da Aliança, a empresa conquistou 192 clientes ao longo do ano passado, com forte impulso após a greve dos caminhoneiros, finalizando o ano com uma carteira acima de 1.400 clientes. “Com a conversão, conseguimos superar a meta inicial de crescimento que era de 8%. Além disso, os 50 maiores clientes aumentaram, em média, 15% no volume de cargas transportadas com a Aliança”, destaca o executivo.

Em 2019, as rotas mais procuradas foram da região Sul para o Nordeste e também no sentido contrário. Do Ceará para a Bahia, o incremento da cabotagem foi de 300%. O volume triplicou da Bahia para São Paulo. “Da região Sul para a Norte, o transporte por cabotagem chega a ser 40% mais econômico do que o rodoviário”, comenta o diretor, que ressalta a segurança e o baixo índice de avarias como os principais diferenciais do serviço. “Na realidade, o transporte por navio é apenas uma parte da corrente. O que fazemos é transporte multimodal, explorando a eficiência dos modais disponíveis (rodoviário, ferroviário, fluvial). O navio é o grande elo que conecta as longas distâncias”, complementa.

Ao todo, a cabotagem da Aliança movimentou 310 mil contêineres no ano passado, considerado o maior volume nas últimas duas décadas. “Isso equivale a 200 mil caminhões a menos nas estradas brasileiras e, consequentemente, redução das emissões de CO2 na atmosfera”, completa Marcus Voloch.ν30

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