Norsul tem meta de zerar as emissões de CO2 até 2050


A Norsul, empresa de logística multimodal com soluções inovadoras de norte a sul, se prepara para zerar as emissões de carbono de suas operações até 2050. Há 58 anos no mercado, a marca já realizava ações de ESG antes mesmo da sigla existir, tendo a sustentabilidade como um valor. Em sua estreia na Intermodal 2022, principal feira do setor de logística, a Norsul visa trazer luz ao tema, discussão crucial no meio de transporte de cargas internacional.  Para isso, a empresa levará uma calculadora de emissões CO2 para seu estande no evento. A ideia é mostrar o quanto de carbono é emitido em cada carga transportada, e também a quantidade de emissões que seriam neutralizadas caso o cliente em questão optasse pela Norsul para o transporte.   

Desde 2020, a Norsul tem orgulho em neutralizar 100% das emissões de carbono com o Programa Carbono Neutro Norsul. A empresa continuará a neutralizar as emissões em 2022, utilizando créditos gerados pela preservação de mata nativa e também gerados em Aterros Sanitários que capturam metano e o transformam em BioMetano – que futuramente poderá ser utilizado como combustível alternativo para embarcações de emissão zero.   

A sustentabilidade é um dos principais valores da nossa empresa, e vivemos isso há mais de 50 anos. Para nós, ESG é responsabilidade de todos, e somos comprometidos em fazer a nossa parte, querendo sempre fazer o bem para o planeta e pessoas também” destaca Gustavo Paschoa, Diretor de Novos Negócios da Norsul. O especialista participará da conferência na Intermodal com o painel “Desafios da Logística Verde”.  

Participando ativamente de discussões a respeito do tema através de instituições como a IMO (International Maritime Organization) que é a Organização Marítima Internacional, e o Getting to Zero Coalition – uma aliança de mais de 150 empresas nos setores marítimo, de energia, de infraestrutura e financeiro, apoiada por governos e IGOs importantes-, a meta da Norsul vai ao encontro das expectativas da comunidade marítima internacional.    

Através da Call to Action, iniciativa da Getting to Zero Coalition da qual a Norsul faz parte, espera-se mobilizar a sociedade para o compromisso de tornar navios e combustíveis com emissão zero, a escolha número um do mundo até 2030.  

O objetivo é ter um navio de emissão zero escalável, comercialmente viável, o mais breve possível. Temos muitos hoje, alguns com vários dispositivos que permitem reduzir as emissões em até 80%. Mas é necessário criar escala. Na Noruega, por exemplo, existem navios movidos a bateria. Mas não temos hoje um modelo zero emissão, o que chamamos de well-to-wake, do início da prospecção daquela energia até a otimização dela no propulsor do navio, o ciclo completo”, aponta o Angelo Baroncini, Diretor-Presidente da Norsul.    

Além disso, a empresa estuda combustíveis alternativos junto com organizações do segmento e fora dele também, para que possa não somente neutralizar, mas reduzir drasticamente as emissões. Em paralelo, a marca está se empenhando para tornar a frota e operação o mais eficiente energeticamente e, num futuro não muito distante, descarbonizar as fontes de energia utilizadas para mover a frota como um todo.  

“O processo de descarbonização é um tema central para a Norsul e nossos clientes. Nosso compromisso é sempre estar na vanguarda destas ações e estamos investindo fortemente na neutralização e nas pesquisas de combustíveis alternativos, além de tecnologias“, reforça Gustavo. 

Sobre a Norsul:  

Empresa brasileira, é uma das líderes em navegação privada no país, que opera agora no mercado de logística multimodal, cuidando de cargas de norte a sul. Antes, o transporte feito desde 1963 era realizado por suas embarcações, mas desde 2021, passa a atuar também nos modais rodoviário e ferroviário. Entre os novos serviços, estão ainda a armazenagem de cargas e os projetos especiais, cuidando de todas as etapas do circuito de ponta a ponta. Especializada no transporte de granéis secos e líquidos, neo-granéis, carga geral e cargas de projetos, tanto na Cabotagem como no Longo Curso, a Norsul é a primeira em quantidade de embarcações e tamanho da frota. No Brasil, as bases de apoio estão nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.   

 

Anterior Abertura da 26ª edição da Intermodal South America discute importância de país investir na multimodalidade de transportes
Próximo Porto de Itajaí recebe depois de dois anos navio Roll On Roll Off