O porto do café brasileiro: Santos responde por 71% do valor das exportações nacionais


Maior corredor de exportação de café do Brasil, o Porto de Santos respondeu, em 2024, por 71% do valor das exportações nacionais do grão em dólares Free on Board (US$ / FOB). No mesmo período, mais de 1,8 milhão de toneladas foram movimentadas pelo complexo santista, representando um crescimento de 20% em relação a 2023.

A expectativa é que o volume continue aumentando até 2030, com crescimento médio anual (CAGR) de 2,5%. Os dados, extraídos do sistema Comex, reforçam o papel do Porto como vetor essencial da cadeia logística e motor da liderança global do país na produção e na exportação do produto.

“A relação entre Santos e o café é histórica. No final do século XIX, foi o cultivo e o comércio do grão que impulsionaram o desenvolvimento da cidade e tornaram o porto uma referência nacional. Esse vínculo permanece até hoje, fortalecendo a identidade econômica e cultural da região”, destaca o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

Como reconhecimento da importância do café para o setor, a APS – responsável por administrar a infraestrutura pública do complexo santista – será uma das patrocinadoras do 10º Coffee Dinner & Summit. Organizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o evento será realizado entre os dias 2 e 4 de julho de 2025, em Campinas (SP), reunindo autoridades, especialistas e empresários do setor.

Coffee Dinner & Summit

Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, mais de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, além de autoridades governamentais, para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Sob o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos cafés do Brasil”, a 10ª edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão sobre os desafios econômicos, climáticos, socioambientais, regulatórios e logísticos, que trazem desafios e oportunidades às nações cafeeiras, principalmente ao maior produtor mundial de café, o Brasil, no que tange a iniciativas sustentáveis estruturadas sob critérios ESG e o abastecimento global, na expectativa de analisar o futuro do fluxo do comércio. Os interessados podem obter mais informações e realizar suas inscrições no site https://coffeedinner.com.br/.

 

Anterior  TCP recebe primeiros veículos da Geely a desembarcar no Brasil
Próximo Em ampliação de serviços logísticos, VLI inaugura solução para descarga de vagões com insumos para fertilizantes em Uberaba (MG)