Obra de dragagem do Porto de Rio Grande avança e chega 65% de conclusão


A dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Rio Grande, no sul do Estado, está 65% concluída e deve ser encerrada em dois meses. Até o momento foram dragados 9,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, restando 6,5 milhões a serem retirados.

O período de um mês em que ficou suspensa pela justiça gerou aumento no custo da obra. A informação foi dada pelo superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, durante o evento “Tá em Pauta”, que acontece mensalmente na Câmara do Comércio de Rio Grande.

— Após a finalização da obra precisamos homologar o novo calado do Porto e dar segurança aos armadores (empresas que utilizam navios comerciais) de que teremos condições de atendê-los — projetou Estima.

O superintendente afirmou que todos os questionamentos feitos pela Justiça comprovaram que a execução da obra está dentro do que foi acordado.

— A judicialização do processo fez com que todos revisassem os procedimentos e se certificassem de que estamos realizando a obra dentro de tudo aquilo que foi acertado entre todos os envolvidos — disse.

Anterior Porto do Itaqui cresce 28% no quadrimestre
Próximo STF amplia em R$ 16 bi por ano subsídio à Zona Franca de Manaus