O Porto Itapoá conquistou, pelo 9º ano consecutivo, o maior índice de NPS (Net Promoter Score) do Brasil, segundo levantamento realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). O indicador mede o quanto os clientes estão dispostos a recomendar os serviços de uma empresa, sendo um dos principais parâmetros de satisfação e lealdade do mercado.
A pesquisa, que ouviu gestores de logística de mais de 300 grandes empresas que movimentam carga no país, avaliou o desempenho de terminais e operadores logísticos de todo o Brasil. O resultado reforça a consistência da estratégia do Porto Itapoá em manter o cliente no centro das decisões, consolidando uma cultura organizacional voltada à experiência e à confiança.
Segundo Felipe Fioravanti Kaufmann, Diretor Comercial e de Experiência do Cliente do Porto Itapoá, o reconhecimento é consequência direta do engajamento de toda a equipe. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo e consistente, em que todas as áreas compreendem que cada decisão, serviço e atitude precisam nascer da real compreensão de quem confia em nós.”
Nos últimos anos, o Porto Itapoá vem estruturando um Programa de Customer Centricity abrangente, com foco na capacitação e evolução contínua das equipes. O projeto inclui diversas etapas, como os treinamentos “Desvendando o CX (Experiência do Cliente) na Prática”, voltados a gerentes, coordenadores, supervisores e analistas; a aplicação do Cliente Oculto (CO) para avaliar o atendimento; e uma consultoria especializada dedicada a revisar e criar processos que sustentem os conceitos de CX.
Felipe explica que o programa busca não apenas melhorar processos, mas transformar a mentalidade da organização. “Criamos uma jornada de aprendizado e evolução que envolve todos os níveis da empresa. Queremos garantir que cada colaborador entenda como seu trabalho impacta a experiência do cliente, seja no contato direto ou nas áreas de apoio.”
Entre as próximas etapas do programa estão o treinamento técnico de CX com base nos resultados de dinâmicas como Cliente Oculto, a disponibilização de uma versão compacta e gravada do treinamento, com avaliação via web, e a Pesquisa de Satisfação de Clientes 2025, que permitirá acompanhar a percepção dos clientes de forma ainda mais estruturada.
Para Felipe, o segredo da consistência do Porto Itapoá está na combinação entre escuta ativa, empatia e excelência operacional. “Colocar o cliente no centro não é apenas uma estratégia — é um compromisso. Isso significa ouvir com atenção, agir com empatia e buscar entregar sempre além do esperado.”
O Porto Itapoá segue investindo em tecnologia, expansão de capacidade e qualificação de profissionais, sempre com o objetivo de proporcionar uma jornada excepcional aos seus clientes. “Cada investimento, cada melhoria e cada inovação têm um propósito claro: evoluir junto com quem confia em nós e fortalecer, a cada ano, nossa posição como referência em experiência do cliente no setor portuário”, conclui Kaufmann.
Expansão e liderança
O Porto Itapoá consolidou-se entre os maiores terminais portuários do país. De acordo com o ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o terminal se mantém na 1ª posição no Sul do Brasil e a 3ª posição nacional em movimentação de contêineres entre janeiro e agosto de 2025. Foi registrado um total de 545.304 unidades movimentadas, um crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O desempenho de Itapoá é significativamente superior à média brasileira de crescimento, que ficou em 8,27% no período. O terminal é líder absoluto em movimentação de contêineres em Santa Catarina e em toda a região Sul do Brasil, ficando atrás apenas do Complexo Portuário de Santos, em São Paulo.
Para sustentar esse ritmo de crescimento, o Porto Itapoá anunciou, ainda em 2024, a sua Fase IV de expansão, que prevê investimentos de R$ 500 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
O projeto inclui a ampliação de 120 mil metros quadrados de pátio, que estarão disponíveis até 2026, além da incorporação de um novo portêiner, sendo o oitavo do Terminal, e a aquisição de 12 RTGs híbridos com operação remota, somando-se aos 10 já existentes, os primeiros desse tipo na América do Sul.
Também estão previstas a chegada de nove novos terminal tractors (TTs), que reforçarão a maior frota elétrica do Brasil, atualmente com 20 veículos abastecidos por energia 100% renovável, a adição de um scanner de última geração, complementando os dois equipamentos já em operação, e a ampliação do cais em mais 400 metros de comprimento. Essa obra, que já possui licenciamento do Ibama, permitirá a atracação simultânea de três navios de grande porte, elevando ainda mais a capacidade operacional do Porto Itapoá.



