Petição a favor de projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá alcança 6 mil assinaturas


O projeto do túnel imerso para a ligação seca entre Santos e Guarujá tem recebido grande apoio popular. A petição online a favor do modal ultrapassou a marca de 6 mil assinaturas após mais uma blitz da Campanha Vou de Túnel, realizada em Santos, entre os dias 9 e 11 de julho, durante o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932.

Durante o fim de semana prolongado, a ação do movimento que defende o túnel imerso como a melhor alternativa para resolver gargalo centenário da Baixada Santista, abordou mais de 2 mil pessoas, distribuiu cerca de 900 máscaras de proteção e 2,5 mil folders com detalhes sobre o projeto. Além de informar a sociedade sobre as vantagens do projeto do túnel, a iniciativa colheu novas assinaturas para a petição online e realizou uma pesquisa de origem e destino com a população com objetivo de compreender o fluxo de pessoas que utilizam a travessia Santos-Guarujá.

As ações foram realizadas no Mercado do Peixe, na Feira Livre da Avenida dos Bancários, na Feira Livre da Delfim Moreira e no Calçadão da Praia de Santos. A blitz da Campanha Vou de Túnel seguiu todas as recomendações das autoridades de saúde no combate à COVID -19.

Segundo o porta-voz da campanha Vou de Túnel e Consultor Portuário, Eduardo Lustoza, alguns dos pontos centrais apresentados à população durante a blitz foi o avanço na questão da mobilidade urbana que o projeto do túnel imerso proporciona, além de garantir mais segurança para a travessia.

“É comum nos feriados e datas comemorativas a formação de grandes filas de turistas e moradores na travessia das balsas entre os municípios. Um problema frequente, mas que se intensificou nas últimas semanas com o acidente no atracadouro de balsas no último dia 20 de junho. O tempo médio para a viagem oscila entre 30 minutos e uma hora. Com o túnel imerso, o tempo de travessia será de apenas cinco minutos, com fluidez e mais segurança”, destaca Lustoza.

O empreendedor José Costa, conhecido em Santos como ”Zé do Coco”, destacou a importância da rápida definição do modal e início das obras. “Com certeza toda a Baixada Santista será beneficiada por esse túnel. Essa obra já deveria ter sido realizada. Vamos de túnel, já”, disse.

AÇÕES DA CAMPANHA VOU DE TÚNEL

Desde o lançamento do movimento, a Campanha “Vou de Túnel” tem promovido ações nas ruas dos municípios da Baixada Santista para conversar com a população sobre os benefícios do projeto túnel imerso, tanto em relação à mobilidade urbana e qualidade de vida, quanto para o desenvolvimento do Porto de Santos, já que o túnel não cria obstáculos físicos no canal de navegação e possibilita a expansão dos negócios.

A campanha Vou de Túnel é uma iniciativa de um pool de empresas formado por mais de 60 instituições que associam a sua marca ao movimento. Os apoiadores defendem o projeto do túnel Santos/Guarujá que atenderá mais de 40 mil pessoas por dia e o trajeto entre as cidades passará a ser feito em menos de cinco minutos. Com a distância de apenas 1,7 km e localização estratégica, o túnel é também uma opção mais econômica e tem menor custo do que os outros projetos apresentados

O movimento defende que o modal é a melhor alternativa para a ligação seca também sob o prisma da mobilidade urbana, já que permite a integração de ciclovias, conta com uma via exclusiva para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), reduzindo o tempo de deslocamento com o transporte público e proporcionando menos trânsito na balsa.

A petição online disponível no site https://voudetunel.com

 

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