Petrobras tem recorde em regaseificação de GNL


A Petrobras, companhia petrolífera brasileira, anunciou que atingiu em 04 de novembro número recorde de transbordo de carga de gás natural liquefeito (GNL) entre embarcações através dos seus terminais de regaseificação. A quantidade, de 104, é o total do ano e deve ficar em 120 transbordos Ship-to-Ship (STS) até o final de 2021. Segundo a Petrobras, o volume supera os 103 transbordos realizados em 2014, o ano de maior quantidade até então, e reflete o crescimento das importações de GNL pela companhia neste ano.

O produto normalmente é enviado do país de origem por navios na forma líquida e, para ser usado no Brasil, é regaseificado, transformado novamente em gás, o que pode ser feito no momento no transbordo a outro navio por terminais de regaseificação. Desde o ano de 2009, data de inauguração do primeiro terminal de GNL do Brasil, foram realizadas 716 operações de transbordo STS no total, de acordo com a Petrobras.

“O recorde é resultado de um conjunto de iniciativas adotadas pela Petrobras para ampliar a oferta de gás natural, garantindo o atendimento aos seus compromissos no atual cenário de crise hídrica nacional. E somente foi possível devido ao esforço da equipe de gestão dos terminais para manutenção da integridade e da disponibilidade dos ativos da companhia, bem como das equipes de programação e comercial para aquisição das cargas de GNL no mercado, garantindo a disponibilidade de estoque”, informou a Petrobras sobre o recorde do ano.

Anterior Contêiner, soja e fertilizantes elevam movimentação no Porto de Santos
Próximo Dubai vai investir em sistemas de transporte com drones