Player Logístico aposta na inovação para driblar crise de 2020


O ano de 2020 tem sido desafiador para a economia mundial, pois obrigou as empresas a repensarem seus modelos de negócio em razão da pandemia e, consequentemente, desencadeou a recessão do mercado. Um dos maiores players logísticos do Brasil, a Multilog, antecipou demandas, apresentou novidades ao segmento nacional e aplicou medidas que garantiram seu funcionamento pleno e o fornecimento de bens essenciais para a população. Como resultado, o operador que possui 24 anos de atuação e mais de 20 unidades no Brasil, conseguiu atender a necessidade atual do mercado de forma completa, amadurecendo ainda mais seus serviços e novos projetos. “Apesar do cenário desafiador, conseguimos promover as melhorias que estavam previstas, amadurecer os projetos recentemente implantados e que estão auxiliando muito durante a pandemia, além de manter nossa base de colaboradores e atingirmos os resultados esperados”, afirma o Diretor Comercial, Alexandre Heitmann.

Para a equipe da Multilog, a possibilidade de atender os clientes com a agilidade e flexibilidade necessárias só foi possível, pois a empresa já possuía uma estrutura pronta com a oferta de diversas inovações ao segmento. Com isso, anteciparam as necessidades do atual mercado de maneira precisa. “A Multilog já vinha se reinventando. Desta forma, não precisamos nos adaptar às pressas, foram necessários apenas alguns ajustes para atender as demandas dos clientes”, acrescenta o Diretor.

Entre as principais medidas adotadas, o player foi pioneiro na oferta de estrutura adequada para realização de liberação de cargas de forma on-line. Um dos pontos que também geraram grande inovação ao setor foi a ágil realização do desembaraço de cargas essenciais, tornando o processo até 75% mais rápido. A adequação se tornou possível, pois a Multilog é um dos poucos operadores do Brasil a possuir a Declaração de Trânsito Aduaneiro Simplificado (DTA-S). A base das inovações também está presente na digitalização de processos através do portal do cliente Multilog, chamado de Genius.

Para Alexandre, os modelos de serviço adotados já se tornaram uma realidade para o segmento nacional e serão mantidos mesmo após a situação de emergência ser superada. “Esta pandemia auxiliou no fortalecimento da inovação na nossa cultura e mostrou como ainda podemos auxiliar em diferentes etapas das operações dos clientes. A digitalização, por exemplo, é um caminho sem volta. É bom para o cliente, para nós, e para o processo, já que diminuiu a burocracia e morosidade”.

A Multilog possui uma história de resiliência em busca de evolução de mercado mesmo diante da retração comercial. Nos últimos anos, diante de uma crise nacional, o player buscou desenvolvimento com abertura de unidades nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Como resultado, ampliou o número de funcionários e a capacidade de atuação no Brasil. “Todo este investimento e estratégia têm feito muito sentido. Mesmo neste momento atípico, conseguimos olhar para o futuro e antecipar algumas práticas que auxiliaram na nossa evolução”, acrescenta o Diretor. Com tais medidas, a empresa acredita que será possível manter as metas de crescimento. “Ainda temos mais um semestre pela frente, com todas as incertezas do mercado, mas já estamos preparados para lidar com os desafios que estão por vir”, finaliza.

Anterior Refinarias dos EUA são transformadas em usinas de biocombustível
Próximo Área plantada de soja no Brasil tem alta de 1 milhão de hectares