Podcast “Caminhos do Brasil” trata sobre o protagonismo do setor portuário


O Ministério da Infraestrutura acaba de lançar mais uma edição do podcast “Caminhos do Brasil”. Na última semana, o secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Diogo Piloni, tratou de um dos setores mais resilientes durante a pandemia: o portuário. Ele falou das medidas adotadas durante a crise, da alta na movimentação do último semestre, da aprovação do PDZ de Santos, do BR do Mar, além do extenso cronograma de concessões previsto para 2020.

“O objetivo do BR do Mar é trazer dinamismo para a atividade da cabotagem, com aumento da frota, com redução dos custos, com toda a flexibilização estrutural para o afretamento de embarcações estrangeiras e buscando uma desvinculação da cabotagem com a indústria da contrução naval. A cabotagem é uma indústria que serve a outras diversas indústrias. Por isso, deve ser priorizada para que se tenha o crescimento almejado”, disse. O projeto de lei que institui o programa de incentivo à cabotagem foi enviado nesta semana ao Congresso Nacional.

O podcast “Caminhos do Brasil” é veiculado quinzenalmente e traz entrevistas com representantes dos modais rodoviário, ferroviário, portuário e aeroportuário. Também traz destaques de trânsito. Além de uma área específica na página da pasta (www.infraestrutura.gov.br), o programa também está disponível nas plataformas Spotify e Anchor e em todas as redes sociais da pasta.

SOBRE O ENTREVISTADO – Secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Diogo Piloni é especialista em gestão portuária pela Universidade Federal de Santa Catarina e engenheiro civil pela Universidade de Brasília (UnB). Foi diretor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Passou pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No ministério, ocupou diversos cargos, como diretor do departamento de outorgas portuárias e coordenador-geral de modelagem e outorgas.

Confira a integra do programa:

Spotify: https://spoti.fi/2SyTlPE
Anchor: https://anchor.fm/caminhos-do-brasil
Apple: https://apple.co/2LMZDY2
FEED RSS (insira este link em seu agregador de podcast): https://anchor.fm/s/1f27e808/podcast/rss

Anterior Antaq debate transporte e armazenagem de produtos perigosos
Próximo Setor de proteína animal tem recorde de exportação. China/Hong Kong é o principal comprador