Porto de Leixões reforça ligação a Inglaterra e Irlanda, estreando ligações diretas


A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de anunciar a estreia de duas novas ligações Roll-on/Roll-Off diretas a Dublin (Irlanda) e a Liverpool (Inglaterra), a partir do Porto de Leixões. As novas rotas pretendem dar resposta à efetivação da saída do Reino Unido da União Europeia, permitindo diminuir o tempo de trânsito e simplificar a burocracia envolvida no transporte de mercadorias.

A anterior rota que cobria o Reino Unido, a partir do Porto de Leixões, permitia que o mesmo navio descarregasse em Dublin e, seguidamente, em Liverpool, numa só viagem. Com o Brexit, esta rota apresentava maiores desafios ao nível burocrático, que agora estão simplificados. Com estas novas ligações, Leixões passa a contar com um total de cinco serviços semanais de carga Roll-on/Roll-Off (carga que embarca e desembarca sobre rodas), da responsabilidade do armador CLdN.

“Mais uma vez, o Porto de Leixões está na vanguarda do setor portuário português, procurando dar uma resposta célere, eficiente e duradoura aos desafios desencadeados pela efetiva saída do Reino Unido da União Europeia. Este é um passo da maior importância para as empresas portuguesas que utilizam o porto, que possibilita que estas se mantenham competitivas e que não haja uma travagem abrupta do movimento de importação e exportação por via marítima”, esclarece Nuno Araújo, presidente da APDL.

No segmento de carga Roll-on/Roll-Off, o Porto de Leixões fechou o mês de novembro a registrar uma subida de 5% no número de unidades movimentadas, que correspondem a mais de 1,2 milhões de toneladas de mercadorias.

 

Anterior Indústria de suco de laranja defende acordos bilaterais
Próximo Índice mundial de preços de alimentos sobe pelo sétimo mês consecutivo em dezembro