Porto de São Sebastião retoma operações de fertilizantes com primeira exportação da história


O Porto de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, já começou a armazenar o fertilizante MAP (fosfato monoamônico), produzido em Uberlândia (MG), que será exportado para os Estados Unidos. Esta é a primeira operação de exportação de fertilizantes da história do porto, que tradicionalmente atua com açúcar, trigo e malte. A movimentação marca um novo capítulo na logística portuária brasileira. A última vez que este tipo de carga passou por São Sebastião foi em 2021, quando o terminal recebeu aproximadamente 9 mil toneladas de fosfato de amônia importadas.

Para o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, a exportação de fertilizantes representa mais um passo na diversificação das cargas operadas pelo terminal e reforça o papel estratégico do porto para a economia paulista.

“Essa operação mostra a capacidade do Porto de São Sebastião de se adaptar e atender às novas demandas do mercado. Estamos abrindo caminhos para novas oportunidades e consolidando o porto como um ponto logístico importante para o agronegócio e a indústria nacional.”, afirma Sampaio.

A operação está sendo realizada pelo grupo paranaense FTSpar, por meio da empresa Seaforte Operações Portuárias. A previsão é de que, no fim deste mês, sejam embarcadas 30 mil toneladas do fertilizante fabricado pela Mosaic, uma das maiores empresas do setor, com reconhecimento global.

“Essa é uma operação literalmente ‘fora da caixa’, para a qual encontramos uma solução logística através da nossa Operadora Portuária em São Sebastião, a Seaforte. É um marco no mercado de fertilizantes do Brasil e outras operações deverão ocorrer nos próximos meses e estamos prontos para customização desse tipo de projeto com outros players do segmento”, conta Ricardo Collares, diretor comercial da FTSpar.

A iniciativa reforça a função estratégica de São Sebastião como alternativa logística eficiente no litoral paulista e a capacidade de movimentar produtos de alto valor agregado, fortalecendo o corredor de exportação de fertilizantes do país.

“Mais uma operação inédita que estamos realizando no Porto de São Sebastião. Isso demonstra nosso compromisso com o Porto e a comunidade, o compromisso com nossos clientes que esperam de nós a solução logística que eles precisam. Isso é a FTSpar emv ação na logística portuária brasileira”, diz Rafael Moura, diretor de Desenvolvimento de Negócios do grupo.

Anterior MPor realiza Market Sounding para venda assistida do Aeroporto do Galeão
This is the most recent story.