O Porto de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, já começou a armazenar o fertilizante MAP (fosfato monoamônico), produzido em Uberlândia (MG), que será exportado para os Estados Unidos. Esta é a primeira operação de exportação de fertilizantes da história do porto, que tradicionalmente atua com açúcar, trigo e malte. A movimentação marca um novo capítulo na logística portuária brasileira. A última vez que este tipo de carga passou por São Sebastião foi em 2021, quando o terminal recebeu aproximadamente 9 mil toneladas de fosfato de amônia importadas.
Para o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, a exportação de fertilizantes representa mais um passo na diversificação das cargas operadas pelo terminal e reforça o papel estratégico do porto para a economia paulista.
“Essa operação mostra a capacidade do Porto de São Sebastião de se adaptar e atender às novas demandas do mercado. Estamos abrindo caminhos para novas oportunidades e consolidando o porto como um ponto logístico importante para o agronegócio e a indústria nacional.”, afirma Sampaio.
A operação está sendo realizada pelo grupo paranaense FTSpar, por meio da empresa Seaforte Operações Portuárias. A previsão é de que, no fim deste mês, sejam embarcadas 30 mil toneladas do fertilizante fabricado pela Mosaic, uma das maiores empresas do setor, com reconhecimento global.
“Essa é uma operação literalmente ‘fora da caixa’, para a qual encontramos uma solução logística através da nossa Operadora Portuária em São Sebastião, a Seaforte. É um marco no mercado de fertilizantes do Brasil e outras operações deverão ocorrer nos próximos meses e estamos prontos para customização desse tipo de projeto com outros players do segmento”, conta Ricardo Collares, diretor comercial da FTSpar.
A iniciativa reforça a função estratégica de São Sebastião como alternativa logística eficiente no litoral paulista e a capacidade de movimentar produtos de alto valor agregado, fortalecendo o corredor de exportação de fertilizantes do país.
“Mais uma operação inédita que estamos realizando no Porto de São Sebastião. Isso demonstra nosso compromisso com o Porto e a comunidade, o compromisso com nossos clientes que esperam de nós a solução logística que eles precisam. Isso é a FTSpar emv ação na logística portuária brasileira”, diz Rafael Moura, diretor de Desenvolvimento de Negócios do grupo.




