Porto de Vitória realiza testes de implantação do sistema Optical Character Recognition (OCR)


Investindo cada vez mais em tecnologia, o Porto de Vitória avança na integração logística entre modais terrestres e marítimos. Após Capuaba passar pelos testes de implantação do sistema Optical Character Recognition (OCR), que realiza leituras de contêineres e placas de caminhões e veículos que acessam o porto, nessa quinta-feira (5), foi a vez do Cais Comercial de Vitória passar pelo teste.

Com dois gates reversíveis — que atendem à fila de caminhões de acordo com a demanda: entrada e saída —, a portaria do Cais Comercial também possui balanças independentes, que faz a conferência do peso da carga dos caminhões. De acordo com o gerente de T.I do Consórcio Ergos Fortnort, Wesley Sbizera, a tecnologia traz muitos avanços ao Porto de Vitória: “O mesmo sistema é utilizado no Porto de Rotterdam, um dos mais modernos do mundo. A tecnologia capta e analisa as placas com total precisão, seja durante o dia ou à noite”, explica.

As câmeras são posicionadas nas extremidades dos gates e conseguem captar as imagens com ferramentas como o zoom. Além da conferência de placas, o sistema conta com checagem de contêineres e controle de motoristas, através de totens estrategicamente posicionados para a comunicação com o OCR, fornecendo mais segurança para os profissionais, às cargas e ao Porto de Vitória.

A demonstração do OCR, realizada pela empresa Ergos Fortnot, foi acompanhada pelas coordenações de Obras e Manutenção (CODMAN) e Programação Portuária (CGPRO), e teve apoio do TVVLogin, que forneceu o caminhão para o teste.

O sistema está é uma das ferramentas do programa Cadeia Logística Portuária (CLPI), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), do Ministério da Infraestrutura (MInfra).

 

Anterior Brasil e Reino Unido realizam encontro sobre ampliação de comércio e investimentos diretos
Próximo Após aumentar voos ao Brasil, FedEx espera pico de demanda de carga neste fim de ano