Porto do Itaqui é líder em crescimento entre os portos do Arco Norte e potencializa PIB do Maranhão


Com destaque para a movimentação de cargas, eficiência logística e expansão ferroviária, o Porto do Itaqui segue na liderança do crescimento entre os portos do Arco Norte. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os portos do corredor logístico responderam por 38,5% das exportações brasileiras de soja em grão no primeiro semestre de 2025. Desse total, o maior volume foi registrado pelo Porto do Itaqui, com 8,8 milhões de toneladas de soja movimentadas.

Outros destaques incluem Barcarena (PA), com 7,1 milhões de toneladas; Itacoatiara (AM), com 4,6 milhões; Santarém (PA), com 2,9 milhões; e Salvador (BA), com 2,3 milhões de toneladas. “Os números refletem não apenas a eficiência operacional do porto, mas também sua capacidade de adaptação às demandas do mercado e de atração de novos investimentos”, declarou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Tais resultados potencializam o crescimento econômico do Maranhão. No primeiro trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando as médias da região Nordeste e do Brasil. Parte significativa desse avanço é atribuída ao desempenho do porto público maranhense, que bateu recordes históricos de movimentação de cargas.

De acordo com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), os setores da construção civil, serviços e agronegócio, com destaque para a soja, foram os principais responsáveis pela expansão do PIB. Dentro desse cenário, o porto tem papel fundamental.

“Hoje, o Porto do Itaqui exporta mais produtos, chefiados pelo grão, do que importa. Isso contribui diretamente para um PIB superavitário”, enfatizou o assessor especial de assuntos estratégicos do Porto do Itaqui, Ítalo Ribeiro.

Recorde histórico de movimentação 

Em 2025, o Itaqui conquistou o melhor primeiro semestre da história do porto, com 17,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. Os granéis sólidos lideraram a movimentação, respondendo por cerca de 70% do total, com destaque para a soja, que somou mais de 8 milhões de toneladas, 10% acima do ano anterior.

“Esse resultado é fruto de uma política pública de desenvolvimento econômico liderada pelo governador Carlos Brandão, que tem priorizado investimentos em infraestrutura e logística. Tal planejamento vai desde estratégias de fomento à estruturação estatal”, afirmou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Anterior Governo Federal realiza nova rodada de conversa com representantes do agro brasileiro
Próximo Webinar destaca oportunidades de negócios entre SC e União Europeia