PORTO ITAPOÁ dobra capacidade com conclusão da primeira fase da expansão


Com a nova estrutura, porto vai gerar 300 novos empregos e passa a ter uma das maiores capacidades instaladas de movimentação de contêineres do Sul

Um investimento de R$ 360 milhões acaba de dobrar a capacidade instalada do Porto Itapoá, no norte de Santa Catarina, para 1,2 milhão de TEUs por ano. Com projeto original que previa o início da ampliação somente neste ano, o terminal iniciou obras dois anos antes do previsto – em 2016 – devido à estratégia comercial e à alta demanda de mercado, contemplando 100 mil m² adicionais de pátio e 170 metros de píer.

A expectativa é de que a nova capacidade instalada seja completamente utilizada até o fim de 2019. Com a nova estrutura, o Porto Itapoá vai gerar 300 novos postos de trabalho a partir deste ano e passa a ter uma das maiores capacidades instaladas de movimentação de contêineres do Sul. O terminal também se destaca pelos índices de produtividade e agilidade. “Trabalhamos com um dos melhores índices de MPH (movimentos por hora) do país, com recordes que chegam a mais de 150 MPH. Além disso, nossos indicadores de liberação de cargas também têm sido um dos mais ágeis dentre os portos brasileiros”, enfatiza Cassio Schreiner, diretor-presidente do terminal.

Quinto terminal em movimentação de contêineres no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Porto Itapoá atua com cargas que têm como origem ou destino todos os estados da região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai. “Ao longo do ano, atendemos às diversas regiões de maneira bem distribuída, o que coloca o porto como uma alternativa logística para a maior parte da cadeia produtiva nacional”, explica Cassio.

Segundo ele, os excelentes indicadores de produtividade e agilidade dos serviços também contribuíram para que, “em apenas três anos de operação, pudéssemos iniciar os trabalhos de expansão, culminando com o início da obra em outubro de 2016”. A terceira fase do empreendimento prevê 200 mil m² adicionais de pátio (já com aterro concluído) e um novo berço de atracação com 410 metros. A evolução dessa obra está prevista para os próximos três anos.

Somente no ano passado, o Porto Itapoá teve um acréscimo de 14% em sua movimentação total em relação ao ano interior, incluindo exportações, importações, cabotagem, transbordos e contêineres vazios. A previsão para 2018 é que o porto movimente 22% a mais em relação a 2017.

Saiba mais:

O Porto Itapoá iniciou suas obras em 2007 como um projeto greenfield. Em 2011, deu-se início às operações do terminal, com capacidade instalada para movimentar 500 mil TEUs/ano. Em dois anos de operação essa capacidade já tinha sido superada anualmente, dando condições e viabilidade para iniciar seu processo de expansão. As primeiras obras da ampliação começaram em outubro de 2016, após a obtenção de todas as licenças. Atualmente, o Porto Itapoá tem 250 mil m² de pátio, 800 metros de píer e conta com seis portêineres.

Anterior EAS busca alternativas para 2019
Próximo ANP participa de palestra sobre o futuro do setor de óleo e gás nacional