Porto Itapoá realiza campanha de segurança com navios


Navio brasileiro Bartolomeu Dias foi o primeiro a receber a Medalha do Reconhecimento do Programa MAIS – Minhas Ações Inspiram Segurança

O Porto Itapoá iniciou em abril uma campanha para estimular e celebrar navios que estão promovendo melhorias em suas condições de segurança e organização. A ação faz parte do Programa MAIS – Minhas Ações Inspiram Segurança concedeu a primeira Medalha do Reconhecimento ao navio brasileiro Bartolomeu Dias.

O gerente de Operações do Porto, Thiago Santos, explicou que a campanha tem como base as regras definidas na Norma Regulamentadora número 29 (NR 29), que define um conjunto de recomendações de segurança para os trabalhos portuários. “Temos intensificado as inspeções nas embarcações, chamadas Vessel Inspections, para garantir um ambiente mais seguro tanto para os tripulantes dos navios, quanto para nossos colaboradores que trabalham a bordo”, disse.

Em sua última passagem pelo Porto Itapoá, a equipe de segurança do Porto apontou algumas oportunidades de melhorias no Bartolomeu Dias. “Ficamos felizes em ver que nossos apontamentos foram considerados e que as reformas foram feitas”, completou Santos. “É importante que esse esforço seja reconhecido”, finalizou o gerente.

Para o comandante do navio, Luiz Cláudio Marinho, a medalha é um importante estímulo para continuar o trabalho já feito. “É uma iniciativa muito válida, que incentiva e reconhece todo nosso esforço em prol da segurança”, disse. Marinho lembrou que atua como comandante de embarcações desde 1994 e nunca viu uma campanha como essa, totalmente focada em segurança.

Importante elemento da campanha, além da medalha, uma carta de recomendação é enviada ao armador (proprietário ou administrador do navio), salientando as boas práticas adotadas pela tripulação. No caso do Bartolomeu Dias, o armador é a empresa dinamarquesa Maersk.

Também estiveram presentes na entrega os idealizadores da campanha, os técnicos de Segurança do Trabalho, Luiz Mascarenhas e Cléber Mello, o supervisor de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, Renan Schneider, do Porto Itapoá; além da imediata do comandante do navio Bartolomeu Dias, Márcia Haegely Condor.

Bartolomeu Dias

Bartolomeu Dias é um navio brasileiro dedicado à cabotagem, ou seja, navegação entre os portos da costa brasileira. Embarcação exclusiva para contêineres, possui capacidade para 4.800 TEUs (Twenty-foot Equivalente Unit). Um TEU representa a capacidade de carga de um container marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. O navio foi construído em 2014 e tem 254m de comprimento por 37m de largura.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

Anterior Número de investidores posicionados no Tesouro Direto é o maior da série histórica
Próximo Exportações do complexo soja pelo Porto de Paranaguá crescem 25% no 1º trimestre