O Porto Itapoá conquistou a classificação “A+” no Programa Sintonia, iniciativa da Receita Federal do Brasil que reconhece empresas com alto grau de conformidade tributária e aduaneira. A nota representa o nível máximo de regularidade fiscal atribuído pelo órgão.
A classificação “A+” foi concedida a apenas 321.419 empresas em todo o país, que atenderam plenamente aos critérios estabelecidos, como a entrega pontual de declarações, informações consistentes e corretas, regularidade cadastral e a quitação de tributos federais.
De acordo com a Receita Federal, o objetivo do Programa Sintonia é estimular uma cultura de conformidade entre os contribuintes, recompensando boas práticas com tratamento diferenciado, mais agilidade nos atendimentos e maior previsibilidade nas relações com o Fisco. Entre os principais benefícios para as empresas bem avaliadas estão a prioridade na análise de pedidos de restituição, reembolso e ressarcimento, além do acesso ao Programa Receita Consenso, voltado à resolução consensual de conflitos tributários.
Para o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., o reconhecimento reforça o compromisso do terminal com a integridade e a eficiência em todas as suas áreas de atuação.
“Receber a nota máxima em conformidade tributária é um reflexo direto da seriedade com que tratamos nossas obrigações legais e do profissionalismo de nossas equipes. É mais um indicador de que o Porto Itapoá se destaca não apenas pela operação portuária de excelência, mas também pela governança responsável e transparente”, afirma o executivo.
O gerente substituto do programa Sintonia da Receita Federal do Brasil, Alexandre Guilherme Vasconcelos, afirma: “A nota A+ demonstra que o contribuinte está em plena sintonia com os princípios de conformidade e cooperação que a Receita Federal busca fomentar”, explica.
O Porto Itapoá é um dos terminais portuários mais modernos da América Latina e atualmente lidera a movimentação de contêineres na região Sul do Brasil. Reconhecido por seus investimentos em inovação, sustentabilidade e excelência operacional.