Porto Velho comemora 105 anos de instalação e sua formação se deu no rio Madeira


Porto Velho completa 105 anos nesta sexta-feira. O município surgiu com a assinatura do tratado de Petrópolis e da exploração da navegabilidade do rio Madeira. O decreto assinado em 1873 pelo Imperador Dom Pedro II autorizava os navios mercantes das nações amigas a trafegarem pelos rios amazônicos. 

Devido às dificuldades de ancorar grandes embarcações em Santo Antônio, o norte americano Percival Farquhar, responsável pela construção da EFMM após o Tratado de Petrópolis, mudou o início das obras para o antigo “Porto Velho dos Militares”, uma referência ao ponto de apoio utilizado pelo Exército Brasileiro da Guarda Imperial durante a Guerra do Paraguai (1864/1870), onde também era embarcada a produção dos seringais da região. Este seria o início da formação da capital do Estado de Rondônia e atualmente este porto é conhecido como o Porto do Cai n’água, classificado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) como Instalação portuária pública de pequeno porte – IP4. 

Na década de 70, o Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis (DNPV), iniciou a construção de novas estruturas portuárias na cidade de Porto Velho, que mais tarde com a extinta Empresa de Portos do Brasil (Portobrás), tornou-se o Porto Organizado de Porto Velho, administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), empresa pública do Governo do Estado de Rondônia.

Para o diretor presidente da SOPH, Amadeu Hermes Santos da Cruz, o surgimento da Capital de Rondônia está intimamente ligado ao desenvolvimento da atividade portuária. “A viabilização do escoamento da produção agropecuária de Rondônia e do norte do Mato Grosso, bem como de países vizinhos pelo Arco Norte, possibilita integrar a Amazônia Ocidental ao restante do mundo, contribuindo com o crescimento da região. Faz parte da nossa história de criação, bem como também define nosso futuro promissor”, frisou. 

 

Anterior Transformadores de grande porte são embarcados no Porto de Imbituba
Próximo Porto de Suape volta a bater recorde de movimentação de cargas