Portonave conquista bronze no Prêmio Proteção Brasil 2025 pelo programa Brigadista Mirim


Quando a prevenção começa cedo, a segurança cresce para toda a vida. Com essa visão, a Portonave conquistou, na última quinta-feira, 27 de novembro, o terceiro lugar no Prêmio Proteção Brasil 2025, durante o 8º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), em Betim/MG, na categoria “Ações de SST junto à Comunidade”. O reconhecimento foi concedido pelo programa Brigadista Mirim, que capacita filhos e enteados dos profissionais da empresa, em primeiros socorros, cidadania e prevenção de acidentes.

Criado em 2022, o Brigadista Mirim já realizou sete edições, formando 161 jovens entre 7 e 14 anos. Ao longo de 56 horas de curso, eles participam de atividades teóricas e práticas em temas como primeiros socorros, segurança viária e prevenção ao uso de drogas. Nesta terça-feira, 2 de dezembro, a cerimônia de formatura da 7ª edição será realizada na Portonave, com a formação de 25 alunos.

Para Luís Carlos Possamai, Bombeiro Civil e coordenador do programa, o prêmio é resultado de um trabalho voluntário que transforma vidas. “O Brigadista Mirim desenvolve disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe e maturidade emocional. As crianças levam para casa a cultura de prevenção, tornando-se multiplicadoras de boas práticas e fortalecendo um ciclo de segurança que beneficia famílias e a sociedade”, afirma Possamai.

Da teoria à vida real 

O impacto do programa já é visível. Em 2024, uma participante aplicou corretamente a manobra de desobstrução de vias aéreas em um colega na escola, evitando uma tragédia. O caso foi confirmado pela professora durante uma reunião com os pais e reforça a eficácia prática do que foi aprendido no curso.

“Minha filha agiu com paciência e aplicou a técnica aprendida no curso. Quando o SAMU chegou, o aluno já estava fora de perigo”, relatou Geremias Spiess, pai da participante e líder de Manutenção Civil na Portonave.

Por que o programa é necessário? 

Segundo levantamento da ONG Aldeias Infantis SOS, com base em dados do DATASUS, em 2023 foram registradas *119.245 internações de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos por diferentes tipos de acidentes (quedas, queimaduras, intoxicações, sinistros de trânsito, entre outros), enquanto em 2022 ocorreram 3.237 óbitos por causas semelhantes. Isso significa que, a cada hora, cerca de 13 crianças são internadas no país vítimas por essas condições.

Com a aprovação da Lei Lucas (13.722/18), que tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica, além de estabelecimentos de recreação infantil, a Portonave identificou a oportunidade de complementar essa iniciativa legal com um programa que envolve diretamente as crianças e adolescentes como protagonistas da prevenção.

Sobre o Brigadista Mirim 

O programa está em sintonia com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), ao exigir que todos os participantes estejam regularmente matriculados em instituições reconhecidas e com frequência comprovada, assegurando a compatibilidade entre a formação extracurricular e o calendário escolar.

Entre 2022 e 2024, a Portonave investiu cerca de R$ 107,7 mil no Brigadista Mirim, cobrindo uniformes, alimentação e cerimônias de formação. O curso aborda temas como primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, segurança viária e prevenção ao uso de drogas, combinando teoria e prática com simulações adaptadas à realidade das crianças. As aulas ocorrem aos sábados, no centro de treinamento do Terminal Portuário, equipado para exercícios de salvamento, combate a incêndio e resgate em altura.

Rodrigo Cid Santa Rita, Gerente de Segurança Portuária, destaca o impacto do projeto na cultura da empresa. “Quando envolvemos a família dos nossos profissionais, especialmente os filhos, fortalecemos bastante esse senso de responsabilidade e criamos um ciclo positivo, no qual a segurança deixa de ser apenas um procedimento, uma Instrução de Trabalho (IT) ou um processo operacional. Ele aproxima pessoas, gera orgulho e consolida a segurança como valor vivido no nosso dia a dia. É uma iniciativa que educa, previne e transforma, alinhada ao DNA da Portonave”.

Todas as atividades do programa contam com o apoio de instituições parceiras: o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que oferece suporte técnico nos módulos de primeiros socorros e combate a incêndio; a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), responsável por orientações sobre cidadania, segurança no trânsito e prevenção ao uso de drogas; o Departamento de Bem-Estar Animal (DABA), que promove ações educativas sobre cuidados com os animais; e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), que organiza visitas ao Museu Oceanográfico (MOVI), em Penha/SC, reforçando a educação ambiental dos participantes.

Sobre o Congresso Brasileiro de SST 

A 8ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) aconteceu na sede da SAE Towers, em Betim (MG). Neste ano, o evento avaliou 396 cases, analisados por 31 jurados especializados. Ao todo, 46 projetos chegaram à final, representando diferentes setores e Estados do país.

Realizado desde 2005, o Congresso SST é considerado o maior evento multidisciplinar do Brasil na área, reunindo especialistas, profissionais e empresas para debater tendências e compartilhar boas práticas. A premiação reconhece iniciativas em 16 categorias, além de destacar os melhores cases das cinco regiões brasileiras e o melhor projeto nacional.

 

Anterior Com avanço dos grãos e combustíveis, Itaqui quebra recorde e alcança 34 milhões de toneladas
Próximo Refinaria no Porto de Suape (PE) recebe investimentos para obras de expansão e modernização