Posicionada como referência nacional em eficiência e investimentos para manter sua competitividade no mercado portuário, a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes terá papel de destaque na 3ª edição do congresso técnico Portos & Costas Brasil. O evento, consolidado como um dos mais importantes encontros técnicos sobre infraestrutura portuária e costeira do país, acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, no Riviera Convention Center, na Praia Brava, em Itajaí.
O superintendente do terminal de uso privado (TUP), Osmari de Castilho Ribas, apresentará o case “Portonave: desafiar limites pela excelência na operação portuária”, evidenciando a bem-sucedida trajetória da companhia em apenas 18 anos de atuação. Integrante do TiL Group, um dos maiores operadores portuários do mundo, presente em 70 terminais distribuídos por 31 países nos cinco continentes, a Portonave ocupa hoje a segunda posição no ranking brasileiro de movimentação de contêineres, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Os constantes investimentos em infraestrutura são determinantes nesse resultado. Atualmente, 43% dos navios que atracam no terminal têm mais de 306 metros de comprimento. “É essencial que o mercado acompanhe a nova geração de embarcações – principalmente no que se refere à infraestrutura dos acessos. Hoje, a companhia destina R$ 1,5 bilhão à obra de adequação do cais e à aquisição de novos equipamentos para receber navios de até 400 metros de comprimento”, destaca Castilho. De acordo com a Antaq, o terminal também lidera em produtividade no cenário nacional.

O gestor observa que o desempenho da Portonave se torna ainda mais expressivo diante da realidade da infraestrutura portuária brasileira, que não avança no ritmo exigido pelo mercado. “Apesar de termos uma indústria robusta e uma demanda crescente no comércio exterior, gargalos estruturais persistem e comprometem a competitividade do setor”, afirma. Entre os desafios, ele cita a forte dependência do transporte rodoviário, a lentidão nas duplicações de rodovias e a falta de investimentos em ferrovias e canais de acesso aquaviário, que limitam o potencial dos portos. “O Brasil tem capacidade para receber navios maiores, mas precisa acelerar melhorias nos acessos para transformar esse potencial em resultados efetivos.”
Mauricio Torronteguy, sócio-diretor da MTCN e idealizador do congresso, ressalta o protagonismo da Portonave no mercado nacional e internacional, além da relevância de trazer seu case para a programação desta edição. Para Castilho, encontros como o Portos & Costas Brasil cumprem papel estratégico ao reunir autoridades e especialistas em um espaço de diálogo. “É nesse ambiente que alinhamos expectativas e discutimos soluções para os gargalos. O encontro vai além do debate: contribui para a construção de caminhos para o futuro da logística brasileira. Para nós, é também a oportunidade de reafirmar o compromisso da Portonave com a excelência, apresentando novos investimentos e perspectivas da companhia.”
Em 2025, o congresso conta com o patrocínio da TiL Group, SK Ambiental, HidroMares, Jan de Nul, Van Oord, Carioca Engenharia, Royal IHC, Graf Consulting e Wosniak Engenharia. A iniciativa recebe ainda suporte institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, Antaq, PIANC, ATP, ABEPH, Abtra, Acatmar, CREA-SC, AOCEANO, FIESC, Governo do Estado de SC, Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, entre outras entidades, reforçando sua abrangência e relevância.
As inscrições são limitadas a 280 participantes e estão abertas pelo site: portosecostas.com.br/inscricoes. A programação completa está disponível no portal oficial: portosecostas.com.br.