Portonave é a oitava melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina


Mais do que uma empresa eficiente, a Portonave é um terminal portuário com ambiente seguro para quem faz o porto acontecer. Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia figura em 8º entre dez as melhores empresas de grande porte para se trabalhar em Santa Catarina, segundo a avaliação Great Place to Work (GPTW) 2025, divulgada na última segunda-feira (8), em Florianópolis. Ao todo, no Estado, 367 empresas participaram e somente 60 foram classificadas em pequeno, médio e grande porte.

Com 1,3 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos, a Portonave realiza investimentos contínuos em iniciativas internas que reforçam a valorização das suas equipes. Um exemplo é o Programa de Apoio à Maternidade, que oferece suporte integral às gestantes da empresa desde a confirmação da gravidez até o retorno ao trabalho, com grupos de WhatsApp, encontros presenciais e acompanhamento personalizado. Implementada em 2019, a iniciativa elevou a taxa de retorno após a licença-maternidade de 62%, em 2018, para 100% em 2024. A Companhia também adere ao Programa Empresa Cidadã, que amplia as licenças legais: seis meses à maternidade e 20 dias à paternidade.

A empresa realiza diversos investimentos em capacitação profissional um destaque é o Programa de Excelência Operacional, que visa a capacitação dos profissionais em novos equipamentos e modalidades para assumir novos cargos dentro da empresa. A Portonave ainda oferece em torno de 20 programas e benefícios voltados à valorização dos seus profissionais, complementando benefícios tradicionais como vale-alimentação, auxílio-creche, plano de saúde e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Crescimento e inclusão

O Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), coordenado pelo departamento de RH, está alinhado aos ODS 5 (Igualdade de Gênero) e 10 (Redução das Desigualdades Sociais) e traz as ações que incluem treinamentos com temas sobre vieses inconscientes, segurança psicológica e privilégios estruturais. A iniciativa também prevê a busca ativa por mulheres para cargos operacionais – um setor historicamente formado por homens. Além disso, o programa promove ações voltadas à comunidade LGBTQIA+, com o objetivo de fomentar o diálogo e a inclusão no ambiente portuário.

O Programa de Movimentação visa capacitar os profissionais em níveis técnicos, de Assistente, Analista e Especialista. Com duração de 12 meses, as aulas são ministradas por profissionais do próprio Terminal. A Formação APEC é destinada a gestores e especialistas. Por este, a Portonave custeia cursos na área de logística e gestão de portos, oferecidos Autoridade Portuária na Antuérpia, na Bélgica, para capacitação dos seus profissionais.

Pelo Líder do Futuro, a empresa oferece treinamentos para supervisores e gerentes da Portonave, com foco no desenvolvimento de competências de liderança, comunicação assertiva e saúde mental. Além disso, a Portonave também oferece Subsídio de 80% à Educação Continuada a todos os seus profissionais seja para ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado, doutorados ou idiomas e cursos técnicos.

Saúde e Bem-estar

Lançado neste ano com o objetivo de promover o cuidado com a saúde mental, o Programa Cuidar desenvolve ações de sensibilização sobre o autocuidado, capacitação de líderes e equipes para apoio mútuo, integração de iniciativas de saúde mental e acolhimento psicológico.
O Saúde em Equilíbrio integra ações de prevenção, qualidade de vida e apoio à saúde física e emocional. A empresa oferece, inclusive, massoterapia realizada por profissionais com deficiência visual, capacitados pelo próprio Terminal.

Além destes, a Portonave também conta com psicólogos internos, orientação nutricional e ginástica laboral para prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Outro destaque é a Semana da Saúde, realizada anualmente, com atividades gratuitas como aulas de ioga, zumba, oficina de mindfulness – treinamento prático que ensina técnicas para focar a atenção no momento presente, usando exercícios de meditação para reduzir estresse — orientações sobre fitoterápicos e alimentação saudável.

Além disso, o Terminal Portuário conta com assessoria esportiva para grupos de corrida e a realização dos Jogos Internos, promovendo a integração esportiva entre equipes e famílias, com partidas de futebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez.

Sobre o GPTW

O Great Place to Work GPTW avalia o clima organizacional e as boas práticas por meio de cinco pilares: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Criado em 1980, o GPTW é um instituto global que certifica e reconhece as empresas que oferecem ambientes de trabalho de excelência. Em português, a sigla significa “Melhor Lugar para se Trabalhar”. Por meio de análises detalhadas, o GPTW avalia a satisfação dos profissionais, as práticas de gestão de pessoas e a cultura organizacional. Companhias reconhecidas pelo GPTW são mais atrativas para novas candidaturas nas vagas.

 

Anterior SC e demais estados do Codesul entregam diagnóstico e propostas para a Malha Sul ao Ministério dos Transportes
Próximo Recorde histórico: cargas conteinerizadas atingem maior movimentação já registrada