A 3ª edição do evento Portos & Costas Brasil, um dos mais importantes congressos técnicos sobre infraestrutura portuária e costeira do país, vai abordar a temática Marinas e Cruzeiros, que encerra a programação do segundo dia. O encontro reunirá especialistas de renome nacional para debater temas estratégicos ligados à infraestrutura costeira e portuária nos dias 22 e 23 de setembro, no Riviera Convention Center, na Praia Brava, em Itajaí.
O painel será moderado pelo diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira, e contará com a participação dos especialistas Juliana Menegucci, da MTCN – Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas; Gabriela Lobato, da BR Marinas; Marco Ferraz, presidente da Clia América do Sul; e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Juliana apresentará o projeto de implantação do novo Píer de Cruzeiros de Paranaguá; e Topázio vai falar sobre as oportunidades da Marina Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Marco Ferraz destacará o papel estratégico da indústria de cruzeiros para a economia das cidades costeiras, enquanto Gabriela Lobato abordará a importância das marinas públicas no fortalecimento do turismo.
“Essa temática vem ganhando cada vez mais relevância na economia dos municípios costeiros, seja pela exploração do turismo de cruzeiros, seja pelo crescimento da indústria voltada à náutica de lazer”, pontua Mauricio Torronteguy, sócio-diretor da MTCN e idealizador do Portos & Costas Brasil.
Os números do setor reforçam essa visão. A temporada de cruzeiros 2023/2024 registrou o maior impacto econômico no Brasil dos últimos dez anos: mais de R$ 5,2 bilhões, o maior valor da série histórica, representando aumento de 126% em relação a 2013, quando foram arrecadados R$ 2,3 bilhões. O resultado decorre dos 844.462 cruzeiristas que embarcaram em navios para conhecer destinos nacionais.
No período, nove embarcações operaram em 19 cidades brasileiras e também em destinos da América do Sul. Foram gerados 80.311 postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos, com crescimento de 0,9% em relação à temporada anterior. Segundo o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado pela CLIA Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), cada R$ 1 investido no setor gerou retorno de R$ 4,22.
No caso das marinas, dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) apontam mais de 1 milhão de embarcações registradas no país. Cada instalação náutica com capacidade para 300 embarcações pode gerar impacto anual de R$ 141 milhões na economia local, além de criar cerca de 780 empregos diretos, indiretos e induzidos.
“Quando falamos em marinas e cruzeiros, não estamos apenas tratando de estruturas físicas, mas de uma verdadeira engrenagem da economia azul. As marinas são polos multiplicadores que conectam lazer, turismo, serviços e inovação, enquanto os cruzeiros consolidam o Brasil no mapa internacional do turismo marítimo. É um setor que demanda visão estratégica e políticas públicas integradas, porque cada vaga de embarcação ou cada atracação de navio gera um efeito cascata em hotéis, restaurantes, comércio e no próprio sentimento de pertencimento da comunidade com o mar”, destaca o Carlos Gayoso, da Marina Itajaí.
Ele evidencia que o desafio do setor é olhar para além da infraestrutura, pensar em sustentabilidade, capacitação e integração com a cidade, para que se possa transformar o potencial natural que o Brasil tem em uma vantagem competitiva de longo prazo. “Esse é o papel que buscamos desempenhar em Itajaí e que o Portos & Costas Brasil coloca em evidência”, arremata Carlos.
Já o presidente da Acobar, Eduardo Colunna, reforça que as estruturas de apoio náutico são essenciais para ampliar oportunidades de trabalho e promover desenvolvimento regional.
O congresso Portos & Costas Brasil 2025 conta com o patrocínio da TiL Group, SK Ambiental, HidroMares, Jan de Nul, Van Oord, Carioca Engenharia, Royal IHC, Graf Consulting e Wosniak Engenharia. A iniciativa ainda recebe apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, Antaq, PIANC, ATP, ABEPH, Abtra, Acatmar, CREA-SC, AOCEANO, FIESC, Governo de Santa Catarina, Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, entre outras entidades, reforçando sua abrangência e relevância.
As inscrições são limitadas a 280 participantes e estão abertas no site portosecostas.com.br/
Crédito: Marcos Porto/Divulgação