Portos da Região Sul movimentam quase 40 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2025


Os portos da Região Sul movimentaram 39,9 milhões de toneladas de cargas no primeiro quadrimestre de 2025, o maior volume já registrado desde o início da série histórica, em 2015. O número representa um crescimento de 7,35% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram movimentadas 37,2 milhões de toneladas. O resultado confirma a tendência de expansão contínua do setor, que acumula mais de 324 milhões de toneladas movimentadas na região nos últimos 11 anos.

Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Região Sul é um polo estratégico para a economia e a logística brasileiras. Seus portos são fundamentais para o escoamento da produção agrícola e industrial, além de servirem como importantes pontos de entrada de mercadorias importadas.

Para o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, “O crescimento é fruto de investimentos estratégicos, gestão eficiente e da capacidade do Sul de responder com agilidade às demandas do comércio exterior. O objetivo é ampliar a competitividade dos nossos portos e garantir que essa expansão se mantenha de forma sustentável e contínua.” afirmou.

Entre os destaques, o Porto de Paranaguá lidera com folga, totalizando 20,7 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e abril, mais que o dobro do segundo colocado. O porto paranaense se consolida como um dos principais corredores logísticos do país, com forte atuação na exportação de grãos, movimentação de contêineres e importação de fertilizantes, sendo referência no escoamento de produtos como soja e farelo de soja.

Na sequência, aparecem o Porto de Rio Grande (RS), com 9,1 milhões de toneladas, seguido por São Francisco do Sul (SC), com 5,7 milhões, Imbituba (SC), com 2,4 milhões, e Itajaí (SC), 1,4 milhão, completando o ranking dos maiores portos da região no período.

Infográfico - Movimentação de Cargas na Região Sul.png
.

A força dos portos do Sul está diretamente ligada ao agronegócio e à movimentação de cargas diversas, impulsionando as economias local e nacional. No primeiro quadrimestre, os contêineres lideraram a movimentação, com 9,6 milhões de toneladas, um crescimento expressivo de 23,04%. A soja aparece em segundo lugar, com 8,8 milhões de toneladas, reflexo do bom desempenho do agronegócio. Também se destacaram os adubos (5,4 milhões), resíduos da extração de óleo de soja (2,4 milhões) e o milho (2,2 milhões).

Outro segmento em crescimento foi a carga geral, que somou 4,5 milhões de toneladas, alta de 22,78% em relação ao ano anterior. O desempenho evidencia o dinamismo e a diversificação da matriz logística nacional.

Transporte de Cargas
O transporte de cargas na região Sul atingiu 37,7 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2025, considerando as modalidades de longo curso, cabotagem e navegação interior. O destaque ficou por conta do transporte de longo curso, que somou 34,4 milhões de toneladas, um crescimento de 9,20% em comparação ao mesmo período de 2024. O desempenho positivo foi puxado principalmente pelas operações de comércio exterior: as importações cresceram 12,41%, enquanto as exportações aumentaram 7,68%, reforçando o bom momento do setor.

Para sustentar o ritmo de crescimento da logística portuária, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) confirmou o segundo bloco de leilões portuários para 2025, com previsão de R$ 1,03 bilhão em investimentos. Estão incluídos quatro terminais, entre eles o POA26, localizado na Poligonal do Porto Organizado de Porto Alegre (RS). A previsão é que o certame seja realizado em julho deste ano, após a aprovação dos estudos e a deliberação e publicação do edital pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

 

Anterior Brasil bate recorde e registra 51 milhões de passageiros nos aeroportos do País
Próximo Brasil e Nigéria reforçam parceria com novos acordos em defesa, agricultura, comércio, energia e cultura