Portos de Dublin planejam expansão com o maior terminal de contêineres da Irlanda


O maior terminal de contêineres da Irlanda seria construído em frente ao rio Liffey (Porto de Dublin)

A Dublin Port Company está planejando a expansão de longo prazo do porto para atender às necessidades futuras do país, incluindo a construção do maior terminal de contêineres da Irlanda. Quando o projeto for concluído em 2040, eles terão investido mais US $ 450 milhões, além dos projetos atuais e anteriores, adicionando outros 20% à capacidade do porto.

“Há muito pouca capacidade ociosa para o crescimento futuro do comércio unitizado no Porto de Dublin ou em qualquer outro porto do país”, explica Eamonn O’Reilly, CEO do Porto de Dublin. “Estamos desenvolvendo o Porto de Dublin com base no Masterplan 2040 a um custo geral estimado de € 1,6 bilhões ao longo dos 30 anos de 2010 a 2040. A infraestrutura portuária é muito cara e, até o final deste ano, teremos investido € 500 milhões no 11 anos desde 2010. Nos próximos cinco anos, investiremos mais € 450 milhões. Pretendemos começar a construir o Projeto 3FM de € 400 milhões em 2026 e concluí-lo entre 2030 e 2035.”

Um dos principais elementos do plano diretor é a criação de um terminal de contêineres totalmente novo, com capacidade para movimentar 612.000 TEU anuais. O novo terminal de contêineres terá capacidade para mais de duas vezes o número de contêineres movimentados em todos os outros portos irlandeses em 2020. O plano também prevê o redesenvolvimento do terminal de contêineres existente para criar um novo terminal de carga Ro-Ro com a capacidade para lidar com 288.000 reboques de carga anualmente. Uma nova bacia giratória de mais de 1.000 pés também seria criada no porto.

De acordo com funcionários do porto, “pontos de aperto” já são evidentes na área do porto norte após o Brexit, criando a necessidade tanto de projetos em andamento quanto de planejamento de longo prazo para acomodar o crescimento futuro da Irlanda. O porto em geral teve um crescimento de volume de 44% na última década, com crescimento de 37% nas operações Lo-Lo. Desde o Brexit, o crescimento acelerou com volumes de 2021 estimados em 14 por cento acima de 2020.

“O Masterplan 2040 projeta que o Porto de Dublin precisará de capacidade para uma movimentação anual de 3,1 milhões de reboques e contêineres até 2040”, disse O’Reilly. “O Projeto 3FM entregará um quinto dessa capacidade por meio de um novo terminal Lo-Lo – 360.000 contêineres por ano – e um novo terminal de carga Ro-Ro – 288.000 reboques de carga por ano.”

Outra parte importante do plano é a meta de reintegrar o Porto de Dublin à cidade de Dublin. O plano mestre prevê uma nova estrada e ponte sobre o rio Liffey ligando partes do porto para remover o tráfego de caminhões das estradas locais e criar capacidade adicional para pedestres, bicicletas e transporte público na cidade. Novas ciclovias e rotas de pedestres seriam criadas no porto, novas áreas de acesso público, bem como fornecer serviços e instalações de transformação de resíduos em energia para apoiar as operações portuárias.

O porto iniciou um período de comentários públicos até o final do ano e, em 2022, iniciará o processo de planejamento e as reuniões com as partes interessadas locais. Eles esperam registrar o pedido de planejamento em 2023 para receber a aprovação em 2024 e iniciar a construção em 2026. O projeto será concluído em fases entre 2030 e 2035.

Fonte:Maritime Executiv

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