Portos do Paraná mostra modelo de gestão para colegas de Itajaí


Uma comitiva do Porto de Itajaí visitou nesta terça-feira (27) a sede da Portos do Paraná. A principal intenção dos catarinenses era entender melhor a transição de autarquia para empresa pública e o modelo de gestão que vem transformando os portos de Paranaguá e Antonina em referência portuária no Brasil. Além do Palácio Taguaré, o grupo acompanhou de perto parte da operação no cais.

“Os portos paranaenses são exemplo em gestão administrativa, operacional e ambiental. Trocar informações e experiências é importante para fortalecer toda a atividade portuária”, destacou Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

De acordo com ele, o diálogo com os gestores do Paraná também é importante para o atual momento do porto catarinense. “O objetivo é conversar sobre a transformação de autarquia em empresa pública. Somos também um porto delegado e ainda atuamos no regime de autarquia, mas estamos passando por mudanças”, informou Veiga.

O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, fez questão de mostrar a nova realidade administrativa da empresa pública. “Mostramos a eles todo o know-how que viemos adquirindo ao longo dessa gestão, como conquistamos a delegação de competência e todas as informações que eles precisavam, dentro dos esforços para atualizar o modelo atual”, apontou.

Também estiveram presentes pela Portos do Paraná o secretário geral da presidência, Nilson Viana, e o gerente de Desenvolvimento Empresarial Luciano Rosina; pela prefeitura de Paranaguá, o secretário do Trabalho e Assuntos Sindicais, João Lozano; pelo porto de Itajaí o diretor-geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora; além de representantes sindicatos de trabalhadores, tanto de Paranaguá quanto de Itajaí.

Foto: Cláudio Neves / Portos do Paraná

 

Anterior Complexo de Suape filia-se à rede global de cidades pelo desenvolvimento sustentável
Próximo Contêiner eleva movimento de cargas e Porto de Santos supera recordes em junho e no semestre